11 de jun de 2016

Ministério das Cidades cria novas regras para aquisição de moradia rural pelo Minha Casa Minha Vida

GIRO ECONÔMICO

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, autorizou nesta sexta-feira (10), pela Portaria nº 235, a habilitação e requalificação de entidades privadas sem fins lucrativos, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, com regras mais isonômicas para recebimento de créditos da Caixa Econômica Federal, para construção de unidades residenciais na zona rural. 

Entre os novos critérios está a avaliação da capacidade da entidade de gerenciar obras. Outro aprimoramento é o fim da pontuação de forma indireta de entidades filiadas ou vinculadas às associações com representação em grupos de trabalhos estabelecidos pelo Ministério das Cidades ou com representatividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Com a revogação da portaria 178/2016 no dia 13 de maio, o Ministério das Cidades visou a melhorar a gestão, portanto não se trata de um recuo e sim de uma ação na busca do contínuo aprimoramento das atividades programadas do Ministério.

Capacitação - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação de Agricultura (Faema), vai prestar serviços especializados para capacitação e assistência técnica de 1.550 proprietários rurais nas cadeias produtivas de arroz, hortifruticultura, carne e couro, leite e aquicultura. Acordo neste sentido foi firmado na última segunda-feira (06) com a Secretaria de Agricultura (Sagrima) e a estimativa é que serão aplicados R$ 4 milhões para o desenvolvimento das ações.

Aftosa - Com o encerramento nesta sexta-feira (10) da primeira etapa da campanha 2016 de vacinação contra febre a febre aftosa, um sinal amarelo acendeu na Agência de Defesa Agropecuária (Aged), dee acordo com dados do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), onde são cadastradas as comprovações, até quarta-feira (08) apenas 60% do rebanho maranhense haviam sido imunizados, mas como as informações poderão ser prestadas até dia 20, o órgão espera elevar esse percentual para, no mínimo, 95%.

Casamento - Uma bela cerimônia de casamento se anuncia para o cair da tarde este sábado, no Rio Poty Hotel, onde o empresário Guilherme Marques (Glacymar Turismo) e a jornalista Joyce vão oficializar sua união. O casal viaja em seguida para o Chile.

Na assinatura do convênio entre Sagrima e Faema, Matheus Ferreira (diretor nacional da ATeG do Senar), Raimundo Coelho (presidente da Faema), Luiz Figueiredo (superintendente do Senar) e Epitácio Rocha (gerente da AT&G)



Transporte - Uma nova rodada de negociações entre patrões e trabalhadores das empresas que fazem o transporte de passageiro interestadual e intermunicipal está marcada para a próxima segunda-feira (13) e o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaias Castelo Branco, adverte que, caso não cheguem a um acordo, uma paralisação de motoristas e cobradores pode ser deflagrada a partir de terça-feira (14). Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 15%, entretanto os empresários oferecem apenas 7%

Administração - Será realizada no próximo sábado (18), a 1ª Conferência dos Administradores do Maranhão, que tem como tema “O administrador e a conjuntura nacional”, e contará com uma programação recheada de aprendizado, oportunidades de negócios, palestras, debates e troca de experiências entre profissionais e estudantes de Administração. O evento é promovido pelo Sindicato dos Administradores do Maranhão (Sinadma), que pretende levantar questões sobre empregabilidade, piso salarial, legislação trabalhista, mercado de trabalho, administração pública, valorização da classe etc.

Nenhum comentário: