25 de jun de 2016

Passagens de ônibus interestaduais e internacionais serão reajustadas a partir do mês de julho

GIRO ECONÔMICO

Uma péssima notícias para quem se utiliza de ônibus para viagens: A partir de 1º de julho, as tarifas do transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros serão reajustadas em até 9,042%. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A resolução 5.123/2016, prevendo a medida, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23). 

Assim, o cálculo do preço de cada bilhete poderá variar de R$ 0,15 por quilômetro a R$ 0,56 por quilômetro percorrido. Os valores são fixados conforme o tipo de serviço oferecido pela empresa. Conforme a Agência, a permissão se deve à necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas.

Segundo a resolução, o valor não se aplicará ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, que será determinado em ato específico.

Cultura - A Caixa Econômica Federal recebe até 29 de julho, inscrições para a seleção de projetos culturais, que serão realizados em 2017 e 2018, divididos em quatro programas: Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, Apoio a Festivais de Teatro e Dança, Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro e Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Todas as informações necessárias à participação nos programas estão disponíveis nos regulamentos publicados no site http://www.programasculturaiscaixa.com.br

Aeroporto - O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Gorgen, o Zezão, aproveitou a festa de abertura da Agrobalsas, para pedir do Governo do Estado, representado pelo vice-governador Carlos Brandão, a ampliação das parcerias com as entidades empresariais do município de Balsas, e apontou a construção de um novo aeroporto para a cidade como relevante projeto que deve ser concretizado por empresários, prefeitura e governo estadual.

Parques - Enquanto no Maranhão há um debate desnecessário sobre o uso do Parque Independência por uma entidade de agropecuaristas, em São Paulo o governo estadual vai ceder à iniciativa privada 25 parques estaduais pelo prazo de até trinta anos. 





Na I Conferência dos Administradores do Maranhão, dia 18, Jurandy Theófilo (Aje-MA), Wennder Roberth (CSB-MA), Itamar Kunert (CSB), Pierre Januário (Sinadma), Clóvis Matoso (Federação dos Administradores) e Aline Mendonça (Conselho de Administração)

Refrigerantes - A partir de agosto, Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que venderão aos estabelecimentos de ensino com crianças de até 12 anos ou com maioria de alunos de até essa idade apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos, o que significa dizer que os refrigerantes deixarão de ser comercializados nesses estabelecimentos.

Agrofeira - Na cidade de Bacabal começam os preparativos para mais uma edição, em agosto, da Agrofeira, que há mais de dez anos vem sendo realizada num terreno de propriedade da Leilonorte porque não permitida no parque de exposição agropecuária, onde também era realizada a extinta Expoaba. O parque pertence ao Estado, mas o ex-prefeito e ex-deputado Zé Vieira se apropriou e diz que não há quem tome dele este patrimônio, onde não realiza nenhum tipo de evento e nem autoriza ninguém a fazer.


Nenhum comentário: