27 de jun de 2016

São Luís vai sediar o maior evento do setor de fruticultura do Brasil no mês de outubro

GIRO ECONÔMICO

Foi lançado nesta segunda-feira (25) o 24º Congresso Brasileiro de Fruticultura, maior congresso do segmento da fruticultura do país, acontecerá em São Luís, promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura e realizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Embrapa e Governo do Maranhão, com apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste. 

O lançamento oficial do congresso ocorreu, nesta segunda-feira (27), no Auditório Neiva Moreira – Assembleia Legislativa do Maranhão, com a presença do vice-governador Carlos Brandão e do presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almy Cordeiro de Carvalho e demais autoridades.

Na solenidade, foi apresentada a programação, palestrantes e a parceria entre as instituições na realização do evento, que trará mais de 1.200 participantes.

Aeroporto - A Infraero de Porto Alegre não iria ter refresco se houvesse no Rio Grande do Sul um Procon tão exigente quanto o do Maranhão, pois, por medidas de segurança, cancelou voos na manhã deste sábado, no Aeroporto Pinto Martins, por causa de um nevoeiro. Em dezembro do ano passado, a Infraero de Imperatriz cancelou voos no Renato Cortez Moreira por causa de fumaças, mas o Procon não aceita as desculpas, pois, segundo seu diretor, Duarte Júnior, o aeroporto teria de estar equipado para operar por instrumentos.

Trabalho - O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) firmaram convênio com a Polícia Militar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado à Federação das Indústrias (Fiema), objetivando instalar curso superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, que funcionará na modalidade a distância. O curso tem previsão para começar dia 02 de julho, em São Luís e outros polos do Estado.

Lagoa - A Lagoa da Jansen agora tem duas faces: a que dá para o bairro Renascença acaba de ganhar uma bela e moderna praça, enquanto a que dá para a Ponta d´Areia é o retrato do abandono.









O vice-governador Carlos Brandão (C), com agropecuaristas na Expoema de 2015, vai intermediar um entendimento para que o evento não seja suspenso por falta de espaço



Agropolo - Após a experiência bem-sucedida do agropolo de São Luís, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) iniciou a implantação do agropolo do Rio Balsas, lançado na 14ª edição do Agrobalsas. Os agropolos são espaços geográficos, nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados trabalham sistematicamente, com o objetivo de aumentar a produtividade para atender aos consumidores, a partir da produção, agro industrialização e comercialização.

Intermediação - O vice-governador Carlos Brandão se ofereceu para mediar uma negociação entre o Governo do Estado e a Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) na disputa pelo Parque Independência e apresenta nesta segunda-feira uma sugestão tanto com vistas à realização da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) quanto à permanência da entidade no imóvel, já que existe um contrato de comodato em vigor com validade até 2026 e o projeto habitacional do governo não vai ocupar toda a área.

Nenhum comentário: