6 de jun de 2016

Secretaria de Agricultura e Senar firmam parceria para ações para assistência técnica rural

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura, e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) assinam nesta segunda-feira (06) contrato de serviço para o desenvolvimento de Assistência Técnica e Gerencial (ATG) que vai atender 1.550 propriedades nas diversas regiões maranhenses pelo programa Mais Produção. 

O Senar aplicará neste processo metodologia exclusiva em cinco cadeias produtivas: carne e couro, horticultura, leite, piscicultura e arroz. Serão capacitados 60 técnicos e três supervisores que atuarão nas propriedades em um espaço de 12 meses.

O objetivo é criar a transformação nas propriedades de pequenos e médios produtores que não recebem assistência técnica, de modo a criar um padrão de renda no processo administrativo e gerencial ajudando seus produtores a sair de uma atividade secundária para uma atividade principal, (mudança de perfil).

Cartões - A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) realiza nesta segunda-feira (06), a partir das 19h, em sua sede (Rua da Estrela – Centro) a palestra “Gerencicard: Gestão e Conciliação de Cartões”, a ser proferida pelo consultor Ygor Lorena, que vai apresentar o Gerencicard, sistema para gestão e conciliação de vendas com cartão de crédito e débito que está sendo disponibilizado como um novo produto da CDL, para tornar mais eficientes as vendas feitas por meio de cartões de crédito.

Recadastramento - A ABAV Nacional prorrogou o prazo para que as agências de viagens possam ter seus dados cadastrais atualizados no sistema, garantindo assim que sejam facilmente localizadas por consumidores que cada vez mais acessam o portal da entidade. O Recadastrabav está sendo conduzido pelas ABAVs regionais e o prazo final para envio dos formulários com as atualizações é o dia 20 de junho. A iniciativa é o primeiro passo para implantação do Big Data ABAV, banco de dados multiusuário na internet.

Inflamável - Algo de muito estranho vem se registrado nos postos de combustíveis, desde que o Governo do Estado baixou portaria proibindo venda de gasolina com uso de vasilhame fora do padrão Inmetro, pois o número de pessoas que teimam em querer descumprir a determinação governamental só vem aumentando.









Mário Macieira (C), eleito duas vezes presidente da OAB-MA, pode ser a alternativa do PT para lançamento de um candidato a prefeito de São Luís em 2016


Mulher - “O papel da mulher no serviço público: desafios e realidade” é o tema da palestra promovida pela Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), por meio da Ouvidoria do Servidor, que será realizada quinta-feira (09), no auditório da Escola de Governo do Maranhão (Egma). A palestra será proferida pela advogada, professora, doutora em Direito Público pela Universidade de Salamanca (Espanha) Lucylea França, que integra o quadro docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMa).

Expoema  - Com a suspensão da Expoema, que era realizada na capital, o Maranhão passa a ter apenas uma exposição agropecuária autorizada a realizar julgamentos de animais que podem se tornar referência nacional sobre a qualidade do rebanho local, a de Imperatriz (Expoimp). A decisão de cancelar o evento de São Luís se deu após o Governo do Estado ter reincidido, unilateralmente, um contrato de comodato com a Associação dos Criadores para gerenciamento do imóvel, cuja validade se estendia até 2026.

Nenhum comentário: