31 de jul de 2016

São Luís teve um dos melhores desempenhos do Nordeste na geração de empregos no mês de junho, segundo Caged

GIRO ECONÔMICO

Apesar de ter apresentado um saldo negativo de 65 postos de trabalho desativados, São Luís foi uma das três capitais nordestinas com melhor desempenho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em junho, atrás apenas de Natal (RN), que teve saldo positivo de 958, e João Pessoa (PB), com 621. Salvador (BA), ficou com saldo de -3.054; Recife (PE), com -2.279; Fortaleza (CE), com -1.156; Aracaju (SE), com -838; Maceió (AL), com -623; e Teresina (PI), com -314. 

A exemplo do que ocorreu no país, a agropecuária foi o grande destaque como setor que mais contribuiu para preservação de empregos na região. Somente no Ceará (815) e em Alagoas (145), o setor de Serviços se sobressaiu, mas a agropecuária preservou 371 empregos no Maranhão; 346 no Piauí; 361 na Paraíba; 2.877 em Pernambuco; 386 em Sergipe; e 84 na Bahia.

Vale lembrar que os números do Caged mostram o Maranhão com um saldo positivo de 17 empregos preservados, mas como um acumulado no semestre de -13.275 e de -20.992 nos últimos 12 meses.

Endereço - A partir desta segunda-feira (1º de agosto) a administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) passa a funcionar em novo endereço, no Condomínio Francisco Guimarães e Souza, sede do Sistema Fecomércio, localizado na Avenida dos Holandeses (Renascença II). O edifício com 11 andares abriga a Federação do Comércio e os dois órgãos vinculados: Senac e Serviço Social do Comércio (Sesc). Na nova estrutura, o órgão terá condições de prestar melhor serviço à sua clientela.

Caixa 2 - Como parte da programação dos seus 162 anos, a Associação Comercial do Maranhão programou uma série de sessões plenárias temáticas e a primeira delas será nesta quarta-feira (03), com a presença do presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz, que vai falar sobre a campanha de combate ao Caixa 2 na eleição deste ano, ação que conta com apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho de Contabilidade (CRC).

Nordeste - O vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiema), Francisco Sales de Alencar, participou, semana passada, em Brasília (DF), da instalação da Associação Nordeste Forte, núcleo criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para discussão de temas voltados para o setor industrial na região.







Na sessão de compromisso com a Ordem, o advogado Dirceu Emir com o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, que quarta-feira profere palestra na Associação Comercial sobre o combate ao Caixa 2 nas eleições municipais



Transporte - A Vale movimentou no primeiro semestre deste ano 73,7 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral, pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), o que representa um aumento de 16% em relação a igual período do ano anterior. O minério de ferro foi o principal produto transportado pela ferrovia, com 71,3 milhões de toneladas. No Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, foram embarcadas 69,1 milhões de toneladas. Os números foram divulgados pela mineradora nesta quinta-feira (28)

Aviação - Aluno da primeira turma da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o empresário José Antônio Mohana (Portas Brazil) está de volta à instituição de ensino, como coordenador dos trabalhos da equipe Zeus, formada por futuros engenheiros mecânicos, que estão desenvolvendo o projeto de um avião que vai participar, em novembro, de uma competição, em São José dos Campos (SP), promovida pela Sociedade da Engenharia de Mobilidade (SAE).

Nenhum comentário: