16 de ago de 2016

Instituto Euvaldo Lodi realiza cursos a de capacitação de executivos para aumentar competitividade empresarial

GIRO ECONÔMICO

Ainda como parte de sua programação para o mês de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza, dia 22, o curso de Licitação e Contratos Administrativos, e dia 29, os de Contabilidade Financeira e Gerencial (voltado para micro e pequenas empresas) e de Gestão Trabalhista, estes dois como parte da estratégia que o Sistema Federação das Indústrias adotou para dar suporte ao desenvolvimento da indústria maranhense pela capacitação de seus executivos, com objetivo de aumentar a competitividade do setor. 

Segundo o superintendente do órgão, Marco Moura da Silva, a programação atende à indicação dos executivos da indústria maranhense, sendo que a partir das avaliações aplicadas ano passado em cada turma, verificou-se a demanda reprimida entre os próprios executivos treinados.

“As aulas serão ministradas por profissionais altamente capacitados e referência no mercado”, garante Marco Moura, acrescentando que as inscrições podem ser feitas no site www.fiema.org.br.

Restituição - A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (15) crédito bancário relativo ao terceiro lote de restituição do Imposto Renda Pessoa Física 2016. Foram liberadas também restituições de 2008 a 2015, que deixaram a malha fina. A consulta está disponível deste o último dia 6 na página da Receita na internet. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta.

Débitos - A partir de 08 de setembro, as instituições financeiras terão que emitir, no prazo de 10 dias úteis, o recibo de quitação integral de débito, solicitado quando o consumidor terminar de pagar a dívida. O prazo não vale para contratos de financiamento imobiliário, que é de 30 dias, a contar da data da liquidação. A lei diz que a nova regra não se aplica às situações em que a lei determinar procedimentos e prazos específicos, pois o banco tem que esclarecer as situações excepcionais ao interessado.

Gastos - A Câmara dos Deputados instalou uma comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda de Constituição que limita gastos públicos federais por vinte anos e acaba com a atual vinculação de receitas para gastos com saúde pública e educação. O presidente é o deputado Danilo Forte (PSB-CE).


Jomar Moraes (E) abriu uma lacuna difícil de ser preenchida na Academia Maranhense de Letras e na intelectualidade maranhense em geral com sua morte, domingo (14). No registro, recebendo o título de Doutor Honoris Causa, do ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, uma das últimas homenagens em vida




Comunicação - O diretor de Comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares, profere quinta-feira (18), às 16h, no auditório do Sebrae-MA, no bairro do Jaracati, a palestra Desafio dos Profissionais de Comunicação Organizacional, voltada para professores, alunos e profissionais de imprensa e outros mídias. O evento é parte do lançamento regional do Prêmio Aberje Universitário, que chega à sua sexta edição com um tema desafiador para os estudantes universitários: a Indústria da Mineração. 

Assessor - Foram abertas segunda-feira (22) e se estendem até 02 de setembro, na Comarca de Caxias, inscrições para seleção ao cargo de assessor de juiz da 5ª Vara da Comarca. Com jornada semanal de 40 horas - não incluídos os plantões judiciais e atividades a que o juiz esteja obrigado, o cargo tem remuneração mensal de R$ 4.638,18, mais benefícios. Cabe ao assessor a elaboração de minutas de despachos, decisões e sentenças; gestão de atividades em gabinete; acompanhamento em audiências etc.

Nenhum comentário: