28 de ago de 2016

Procurador Rodrigo Janot diz que políticos não podem ser donos ou sócios de emissoras de rádio e televisão


GIRO ECONÔMICO

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu à Presidência da República e ao Ministério das Comunicações para não outorgarem ou não renovarem concessões, permissões e autorizações de radiofusão a políticos, o que seria um grande baque neste setor no Maranhão, onde é flagrante a participação de militantes partidários e detentores de cargos públicos eletivos nas empresas de rádio e televisão.

Consultado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se políticos podem ou não ter participação, mesmo que indireta, em empresas de radiodifusão, Janot disse que não, pois esse vínculo confere poder de influência indevida sobre a imprensa tanto na divulgação de informações ao eleitorado quanto na fiscalização de atos do poder público.

O procurador pediu ainda ao Congresso Nacional para se abster de aprovar as outorgas e ao Judiciário, para não diplomar políticos que participem desse tipo de empresa. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 30 deputados federais e oito senadores são sócios de rádio e/ou TV.


Campanha - Embora falte dois meses para abertura oficial do processo eleitoral na Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém já está em plena campanha visando à viabilização de sua candidatura a sucessor de Luzia Rezende. Todas as semanas, ele visita empresários para mostrar seu programa para administrar a entidade. Fala-se que um segundo candidato possa ser Cláudio Azevedo, presidente do Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa (Sifema) e ex-presidente da Associação dos Criadores (Ascem).

Hotelaria - O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, diz que ao contrário de outras regiões do estado, na região tocantina o turismo vem reagindo positivamente e isto pode-se constatar com o índice de ocupação da rede hoteleira do seu município, que opera com quase 100% de ocupação.







O empresário Luiz Carlos Martins (Crystal Engenharia) representou o Sinduscon_MA na homenagem recebida da Fiema pelo apoio aos alunos do Senai que participaram do WorldSkills. No registro, sendo distinguido por Celso Gonçalo (E) Ana Rute Mendonça  

WorldSkills - O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) foi homenageado pela Federação das Indústrias pelo apoio à participação do Maranhão na seletiva da WorldSkills. Além dele, as empresas BB Mendes e Leo Madeiras, que também foram parceiros da competição, contribuição que garantiu ao Maranhão elevação no ranking nacional nas ocupações técnicas Construção em Alvenaria e Aplicação de Revestimento Cerâmico, além do 3º melhor lugar do Brasil e o 1º do Nordeste em Movelaria.

Aniversário - O grande evento da semana será a sessão solene de comemoração aos 162 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão, marcada para quarta-feira (30), oportunidade em que serão prestadas homenagens a três veículos da mídia impressa - O Imparcial, O Estado do Maranhão e Jornal Pequeno – e ao empresário Zildene Falcão, por estar há mais de 50 anos na atividade empresarial, como distribuidor de impressos, pela Dimapi, e radiofusão, pelas rádios São Luís (AM e FM) e TV São Luís.

Nenhum comentário: