2 de ago de 2016

Recursos do MTur serão distribuídos preferencialmente entre os municípios que integram o Mapa do Turismo


GIRO ECONÔMICO

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (1º) portaria em que estabelece novas regras para repasses de seus recursos, ficando estabelecido que no mínimo 90% sejam destinados aos 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo que 50% por meio de chamamento público para os oito programas que contemplam 58 ações. 

Fazem parte do mapa, no Maranhão, os municípios de São Luís, Alcântara, Raposa, São José de Ribamar, Carutapera, Luiz Domingues, Turiaçu, Carolina, Estreito, Imperatriz, Riachão, Tasso Fragoso, Caxias, Codó, Coelho Neto, Pedreiras, Timon, Água Doce, Araioses, Paulino Neves, Tutóia, Apicum-Açu, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico, Serrano, Arari, Conceição do Lago-Açu, Monção, Penalva, Santa Inês, Viana, Vitória do Mearim, Barreirinhas, Humberto de Campos, Santo Amaro, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Rosário, Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

Com a última atualização do mapa, foi extinto o roteiro Amazônia Maranhense e retirados vários municípios, dentre eles, Balsas, Pindaré-Mirim e Paço do Lumiar.

Direito - De 09 a 11 de agosto, será realizado em São Luís, no Hotel Luzeiros, o IV Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos e Advocacia, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-MA. Vão atuar como palestrantes o ministro Sérgio Kukina (STJ), desembargador Paulo Velten (TJMA), advogado João Batista Ericeira (ESA) e os professores Maria Esther Quinteiro (Universidade de Salamanca), Giovanni Bonato (UFMa), Dimas Salustiano (UFMa) e Thiago Allison de Jesus (Cuema).

Futebol - Moto e Sampaio estrearam domingo novos uniformes com marcas dos patrocinadores másteres: Governo do Estado e Companhia Energética do Maranhão (Cemar). O primeiro, que disputa a Série D, se deu bem contra o Águia Marabá (1 a 0), já o segundo, que está na Série B, foi goleado pelo Atlético de Goiás por 4 a 1. Com os resultados, muitos acreditam que os maiores rivais do futebol maranhense estão caminhando para a Série C do Brasileiro de 2017. Um subindo e o outro descendo.

Plano Diretor - Ao que tudo indica vai ficar para o próximo prefeito a atualização do Plano Diretor de São Luís, debate que já se arrasta desde o último governo de Jackson Lago, causando sérios transtornos para o setor produtivo, pois não está definido onde as empresas devem ou não se instalar. 




O empresário Jorge Ponte (Armazéns Esplanada) mergulhou de corpo e alma na campanha da Talita Laci, na Raposa. No registro, acompanhando o discurso da candidata, que estava na companhia também do pai, José Laci (E), ex-prefeito


Turismo - Uma equipe da Secretaria Estadual do Turismo esteve reunida com a diretoria da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para ver de perto as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. A expectativa que ficou foi a de que a recuperação dos voos cancelados pelas companhias aéreas para São Luís só poderão ser recuperados após conclusão das obras, mas uma coisa ficou evidente: o padrão de atendimento vai melhorar significativamente após a reforma.

Terminais - Ainda falta definir que transportadora vai operar a travessia de Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara), mas a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) já está cuidando da melhoria dos terminais de passageiros nos dois municípios. Ambos vão contar com modernas instalações, em que haverá posto da Polícia Militar, lojas de conveniências, alojamento para funcionários, auditório, estacionamentos privativos, inserção de novas rampas, duplicação da passarela e outras melhorias.

Nenhum comentário: