6 de ago de 2016

Secretaria de Fazenda tira mais de 1.500 empresas de transporte do cadastro de contribuintes do ICMS

GIRO ECONÔMICO

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) suspendeu do cadastro de contribuintes do ICMS 1.582 empresas transportadoras de carga que ainda não se credenciaram para emitir o Conhecimento de Transporte de Carga Eletrônico (CTE), inscrição obrigatória em substituição para emissão do documento fiscal em papel da prestação do serviço, desde 2012. 

O credenciamento deve ser solicitado por meio da central de autoatendimento – SefazNet e com a emissão do CTE a Sefaz passa a ter um controle mais eficiente sobre a prestação de serviços de transportes de cargas e mercadorias e o efetivo pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte e Comunicações, incidente sobre essas prestações.

O CTE é o documento fiscal emitido pelas transportadoras para formalizar a prestação de serviços de transportes de mercadorias. É a nota fiscal do transportador de carga, ou seja, é o documento oficial usado para contabilizar as receitas e efetivar o faturamento.

Turismo  - Maria Antonieta Uchoa, que preside a seccional maranhense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), já começou a mobilização do trade turístico para garantir uma expressiva participação de empresários locais no maior evento de turismo da América Lantina, a AbavExpor, que será realizada, em São Paulo, de 28 de setembro a 1º de agosto. O objetivo é levar participantes que possam divulgar melhorar o potencial turístico maranhense a fim de atrair mais visitantes para o estado.

Banco - Quase um depois de ter sido explodida por uma audaciosa ação de bandidos, a agência do Banco do Brasil de Carolina será reaberta nesta quarta-feira (10), segundo informação do superintendente da instituição financeira no Maranhão, Ingo Kobarg Júnior. Além de atender os moradores do município, o banco também atendia, até setembro do ano passado, clientes de outras cidades, como Colinas, que tinha 70% das operações bancárias realizadas na unidade do BB em Carolina.

Emplacamento - O leitor deve ter se assustado com o título da reportagem desta sexta-feira (04) sobre emplacamentos de veículos em São Luís, pois um excesso de zelo na revisão fez com que o percentual de 0,81% (menos de 1%) passasse para 81% (quase 100%), o que estava devidamente explicado no texto. Acontece!






José Antônio Mohana (D) esta de volta à Universidade Estadual do Maranhão onde coordena o projeto de uma aeronave que alunos de Engenharia Mecânica preparam para a grande competição, em novembro, na cidade de São José dos Campos (SP)



Mestrado - O convênio celebrado com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para realização de um mestrado em Engenharia Aeroespacial, segundo o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita), Anderson Correia, vem atender aos interesses da Força Área Brasileira (FAB), que tem como braço aéreo espacial no Maranhão, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que vai oferecer apoio na supervisão das pesquisas e dos trabalhos de mestrandos.

Ônibus - Não está nada fácil a vida para quem desempenha atividade comercial no segmento de revenda de caminhões em São Luís pois, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de julho foi vendido apenas um veículo desse porte, uma queda de 92,86% na comparação com junho quando foram vendidos 14. No acumulado do ano são 81 contra 267 dos sete primeiros meses de 2015, e isto dá uma variação negativa de 94,44%.

Nenhum comentário: