2 de ago de 2016

Wellington do Curso cobra do Governo fornecimento de medicamentos para pessoas com câncer e diabetes

O deputado Wellington do Curso (PP) cobrou da tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (02), o Governo do Estado para que volte a fornecer alguns medicamentos, como Folfox (para tratamento do câncer) e insulinas do tipo lantus (para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2).

“Usamos a tribuna desta Casa para solicitar, mais uma vez, a disponibilização de medicamentos. Solicitamos aqui o fornecimento de insulinas do tipo lantus, no Centro de Medicina Especalizada (CEMESP). Solicitamos também a disponibilização do medicamento Folfox, medicamento destinado ao tratamento do câncer, mas que está faltando no Hospital Tarquínio Lopes Filho. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Já sabemos que a saúde é dever do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito”, afirmou Wellington.

O Folfox é uma combinação de três produtos químicos - ácido folínico, fluorouracil e oxaliplatina – e são indicados em tratamento de quimioterapia para o câncer de intestino e as  insulinas do tipo lantus são indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia.

Nenhum comentário: