5 de set de 2016

Deputados estaduais debatem as ações desenvolvidas pela Conab para garantir distribuição de alimentos no país

GIRO ECONÔMICO

Com o objetivo de debater a importância da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no estado e no país, em especial para as políticas públicas de suporte à agricultura familiar, representantes da estatal participaram quarta-feira passada, dia 31 de agosto, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa cujo oema principal foi "Conab Empresa Essencial para Garantir o Abastecimento e a Segurança Alimentar do Brasil". 

Foram destacadas as diferentes frentes de atuação da Companhia no apoio ao produtor rural, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), doações de cestas, ajuda humanitária, leilões públicos, armazenagem, entre outras.

Participaram a Associação Nacional dos Empregados da Conab (Asnab), o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep-MA), além de representantes de órgãos da esfera estadual e federal, instituições financeiras, líderes de associações, trabalhadores que compõem cooperativas e representantes da sociedade em geral.

Milho - Das cerca de 43 mil toneladas de milho que serão removidas, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no estado do Mato Grosso, para abastecimento de criadores de suínos e aves, 900 delas serão trazidas para o Maranhão, devendo 300 serem descarregadas em Imperatriz e as outras 600 em São Luís. O leilão para a escolha das empresas que farão o transporte deste grão será realizado dia 12, por pregão eletrônico, conforme comunicado da estatal divulgado no último final de semana.

Prorrogado - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou, para o dia 5 de outubro, o prazo para entrega de projetos na Chamada Pública do Fundo Social, que disponibiliza R$ 6 milhões a cooperativas e associações de agricultores familiares. O objetivo é selecionar e apoiar projetos para as cadeias do leite, mel, mandioca, avicultura caipira, ovinocaprinocultura, hortifruticultura, arroz e feijão e os projetos de quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco, pescadores, ribeirinhos e extrativistas.

Carros de luxo - Revendedoras de Hillux, Ranger, S10 e outras caminhonetes potentes já estão vão cair em campo, a partir de outubro, atrás dos 217 prefeitos que vão se eleger ou se reeleger para que iniciem o movimento de carro novo, sem suspeita da origem do dinheiro.




A presidente da Associação Comercial, Luzia Rezende, e o presidente do Conselho Superior da entidade, Edésio Meneses de Barros, ladeados por Douglas Pinho (E) e Marcelo Rezende na festa dos 162 anos da ACM




Greve - Nesta terça-feira (06), véspera do feriadão de São Luís – Dia da Independência do Brasil (07) e fundação da cidade (08) – os bancários suspendem suas atividades, com a decretação de uma greve por tempo indeterminado, movimento, aliás, que se repete todos os anos em que são realizadas eleições. Foi assim em 2014, está sendo assim em 2016 e vai ser assim também em 2018. Com esta greve, o dinheiro que já está curto nos comitês eleitorais vai ficar ainda menor para desespero dos candidatos.

Deputados - A legislação eleitoral é muito confusa, senão vejamos: profissionais de rádio e TV que estão disputando mandato eletivo tiveram de deixar seus programas desde junho, a fim de se evitar uma superexposição em relação aos concorrentes. Deputados que também estão em disputa, porém, aparecem todos os dias ao vivo ou em reprises das sessões na TV Assembleia, e ainda podem emitir opiniões também em horários contratados pela Assembleia Legislativa em diversas emissoras, na capital e no interior.

Nenhum comentário: