3 de set de 2016

Pesquisa do IBGE constata que setor industrial registrou crescimento no mês de julho em relação a junho

GIRO ECONÔMICO

Mesmo ficando praticamente estável em relação a junho, a indústria brasileira fechou julho com expansão de 0,1%, o quinto resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação, acumulando – de março a julho - crescimento de 3,7%, na série livre de influências sazonais. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil divulgada nesta sexta-feira (02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apesar dos indícios de reversão de tendência no comportamento do setor, com resultado de julho, a indústria brasileira ainda apresenta um quadro predominante negativo, fechando os primeiros sete meses do ano ainda com resultado negativo de menos 8,7%.

No acumulado dos últimos doze meses o quadro se repete: queda de 9,6%, comparativamente aos doze meses imediatamente anteriores – a maior queda desde os 10,3% de outubro de 2009.

Expansão - Apesar da crise econômica que afeta o país, o empresário Ubiratan João de Castro não se intimida e expande neste sábado (03) a rede de lojas das Casas Santo Onofre, com a inauguração de uma filial na cidade de Timon, o que, segundo ele, mostra quanto o segmento de artigos religiosos segue em expansão. A Santo Onofre está presente também em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Rosário e Pinheiro e a expectativa é que novos municípios sejam contemplados com seus serviços em 2017.

Diversificação - A NewShop, concessionária da canadense BRP, fabricante das motos aquáticas sea-doo, dos quadriciclos can-am e das lanchas nxboats, decidiu diversificar os seus negócios a fim de garantir uma melhor atenção aos clientes destes produtos de luxo, montando uma estrutura para desburocratização dos registros dos veículos e habilitação dos condutores, e com este diferencial conseguiu atrair mais pessoas para o interior de suas lojas, em São Luís e Barreirinhas, e consequentemente fez crescer o volume de vendas. 

Independência - O juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos, indeferiu o pedido de liminar da Associação dos Criadores para sustar a devolução do Parque Independência ao Governo do Estado. Segundo ele, o mesmo pedido foi indeferido em duas câmaras do Tribunal de Justiça.







Maria de Lourdes Brefin (no registro sendo homenageada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro) é a nova chefe-geral da Embrapa Cocais, em São Luís.



Beleza - A Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz fez a entrega, quinta-feira (1º) do leite arrecadado durante o workshop ministrado pelo cabeleireiro Sylvio Rezende, realizado dia 29 de agosto, que maracou o lançamento da 5ª Feira da Beleza de Imperatriz, que será realizada de 5 a 7 de novembro. O evento reunirá as mais importantes marcas de produtos de beleza, seja através das fabricantes ou representação no estado, bem como instituições de ensino nesta área, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Retração - Sondagem realizada, de 1º e 11 de agosto, a Sondagem Industrial do Maranhão da Fiema revela que o índice do volume de produção da indústria apresentou queda de 3,7 pontos na passagem de junho para julho, marcando 44,5 pontos, portanto abaixo da linha divisória dos 50 pontos. O resultado indica que o ritmo de produção está desacelerado, apesar da confiança dos empresários em relação ao futuro. O índice está associado à queda de 8,9 pontos nas indústrias de pequeno porte, que fechou em 35,7 pontos.

Nenhum comentário: