27 de set de 2016

Vale oferece 1.800 assistências aos usuários do seu trem de passageiros pelo programa Estação Saúde

Cerca de 1.800 pessoas receberam assistência e orientações de saúde dentro do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Além das atividades de conscientização, foram realizados quase 500 atendimentos diretos à população. A ação faz parte da 7ª edição do programa Estação Saúde, fruto de uma parceria da Fundação Vale e Vale com a Secretaria de Estado da Saúde.

As atividades incluíram testagens, atendimento médico, ações lúdicas como encenações teatrais e apresentação de filmes, distribuição de panfletos educativos e orientações sobre saúde bucal, saúde da mulher e do homem.

A Estação Saúde foi bem recebida pelos passageiros. "Levar informação a todos os públicos, num ambiente inusitado como o trem, é muito importante porque as pessoas passam a ter mais informação, conseguem se prevenir melhor das doenças e até recebem aconselhamento posterior, quando recebem o resultado dos exames feitos aqui", disse Claudiana Silva, que viajava de São Luís a Açailândia no dia ação. A filha de dela, Ana Clara, reforçou a opinião da mãe. "Eu gostei muito das informações que as pessoas deram sobre como escovar os dentes. Também gostei dos exames para as pessoas saberem se estão bem de saúde ou não e também gostei das animações do palhaços", comentou Ana Clara.

Para realizar os atendimentos, dois vagões foram adaptados e uma equipe de 31 profissionais de saúde do estado realizam as atividades. Somadas as seis edições que já foram realizadas na EFC, a Estação Saúde já atingiu quase 12 mil pessoas.

Nenhum comentário: