8 de set de 2016

Vendas de veículos aumentaram no mês de agosto, segundo estatística divulgada pela Anfavea

GIRO ECONÔMICO

As vendas de veículos ao mercado interno aumentaram 1,4%, em agosto, na comparação com o mês anterior. Foram comercializados 183,9 mil unidades, indicando perda no ritmo de crescimento em comparação a julho, quando os negócios tinham aumentado 5,6%, porém o número de veículos vendidos foi o maior do ano. No acumulado do ano, houve retração de 11,3%. Na comparação com agosto de 2015, houve queda de 23,1%. 

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ( Anfavea), que representa as montadoras instaladas no país. O balanço também indica que o setor faturou menos no mês passado em relação a julho último, alcançando US$ 923,8 milhões, o que é 1,9% inferior ao mês anterior.

A produção também caiu 6,4% com 177, 7 mil unidades. No acumulado do ano, a produção teve uma retração de 18,4% e sobre agosto de 2015, um recuo de 20,1%.

Transparência - Visando a garantir mais transparência em suas ações e aprimorar o controle social, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte Terrestre (DNIT) disponibiliza, desde terça-feira (06), no endereço eletrônico www.dnit.gov.br, relatórios de gerenciamento dos contratos para construção, manutenção e operações rodoviárias. Qualquer pessoa pode acompanhar andamento de obras, incluindo a quilometragem inicial e final do empreendimento, data de início e término do contrato etc.

Mudança - A partir da próxima semana, as reuniões das segundas-feiras na Associação dos Criadores deixarão de ser realizadas no Parque Independência e passam para um imóvel da entidade, no Outeiro da Cruz. Nesta terça-feira o parque, onde era realizada a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), foi reintegrado ao patrimônio do Estado, depois que a entidade foi intimada pela Justiça a fazer sua devolução. No local, o governo pretende construir mais de 2 mil apartamentos para servidores públicos.

Aniversário - Para a corrente de historiadores que aceita a tese de que São Luís foi fundada pelos franceses, a cidade completa hoje 404 anos, porém os que preferem o feito de Jerônimo de Albuquerque, a capital maranhense completou em janeiro 400 anos.







A engenheira civil Aline Vale é a primeira mulher a se tornar franqueada de uma empresa fabricante de asfalto, com a instalação de uma usina, no Distrito Industrial de São Luís, da marca Único Asfaltos



Debate - O primeiro confronto entre os candidatos a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Wellington do Curso (PP) e Eliziane Gama (PPS), os três que melhor pontuam nas pesquisas de opinião pública, será na próxima terça-feira (13), a partir das 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma, onde vão responder perguntas de dirigentes das principais entidades empresariais. Pelas regras, não haverá confronto entre eles, mas um poderá comentar a resposta de outro.

Matopiba - A produção geral de grãos na safra 2015/16, na região do Matopiba, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, foi de 15,093 milhões de toneladas, segundo o último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última terça-feira (06). O desempenho por toneladas, nos quatro estados, de acordo com a estatística, foi o seguinte: Maranhão, 2,481 milhões; Tocantins, 2,922 milhões; Piauí, 1,480 milhão; e Bahia, 5,274 milhões.

Nenhum comentário: