14 de out de 2016

Altevir Mendonça realiza, sábado e domingo, Dia de Campo da GM Agropecuária no município de Matinha

Altevir Mendonça realiza Dia de Campo (foto Paulinho Castro)
GIRO ECONÔMICO

O empresário Altevir Mendonça, da GM Agropecuária, vai dar uma contribuição para a melhoria da produção de açaí no estado, com a realização, hoje e amanhã, de um dia de campo em sua fazenda no município de Matinha. Da programação consta uma palestra sobre o Desempenho Produtivo do Açaizeiro em Terras Firmes sob Irrigação, que será proferida por João Tomé de Farias Neto, técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Outra palestra vai servir para aprofundar os conhecimentos dos convidados sobre a produção de mel, com a palestra do professor José Maurício Bezerra, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que vai falar sobre A Importância da Abelha Tiúba para Desenvolvimento da Apicultura na Baixada Maranhense.

Além desses eventos educativos, durante os dois dias os participantes vão poder fazer negócios com compra de animais bovinos das raças Nelore, Gir e Guzerá.

Importação - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou a alíquota zero para a importação de milho até 31 de dezembro deste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (11). O limite de importação é de 1 milhão de toneladas. Os países do Mercosul já tinham alíquota zero. Mas os outros países pagavam 8%. São eles que podem se beneficiar agora da decisão da Camex. A medida deverá ajudar na importação para o abastecimento interno e regular o preço de mercado.

Cerâmica - Abertos nesta quinta-feira (13), prossegues até sábado (15), na Federação das Indústrias, a 11ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e o 21º Encontro dos Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Maranhão (Sindicerma), com apoio da Fiema e da Associação Nacional da Indústria da Cerâmica. Os participantes vão conhecer as novidades do setor, realizar negócios, inclusive como fornecedores de máquinas e equipamentos, e assistir palestras.

Palestra - O escritor e velejador Amyr Klink profere nesta sexta-feira (14), na Federação das Indústrias, a palestra Desafio de Construir o Futuro com Criatividade. o evento é gratuito, mas os interessados devem se inscrever pelo site www.sindicerma.org.br ou pelo email sindicerma.ma@gmail.com 









O deputado federal José Reinaldo Tavares (E) recebeu em seu gabinete, em Brasília, o prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil (C), que estava acompanhado do advogado Washington Torres



Produção - Dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Secretaria da Agricultura (Sagrima) reuniram técnicos que atuam no Mais Produção, em Viana e Pedreiras, para um detalhamento do programa que prevê atendimento de 1.550 propriedades rurais pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nas cadeias de carne e couro, horticultura, arroz, leite e derivados e aquicultura. Segundo o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o programa vai elevar a qualidade de vida dos produtores rurais.

Eleição - Os dois candidatos a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém (Tradição com Inovação) e Vicente Araújo (Atitude em Movimento), decidiram intensificar suas campanhas, mesmo ainda não havendo a publicação do edital sobre a eleição, que está marcada para o mês de dezembro. Nesta quinta-feira (13), Mussalém reuniu um grupo de empresários, na Panette Recepções, para apresentar as propostas que pretende implementar na ACM a partir de janeiro do próximo ano.

Nenhum comentário: