25 de out de 2016

Em 1988, quando resolveu descer do muro, o então governador Epitácio Cafeteira atropelou Carlos Guterres

Carlos Guterres foi atropelado por Cafeteira na reta final da campanha de 1988
A eleição para prefeito de São Luís deste ano ano tem algumas características parecidas com a de 1988 e a principal delas é o fato dos dois candidatos que estão no segundo turno terem sido tratados como aliados do Palácio dos Leões. Há 28 anos, quando ainda não havia dois turnos, os principais candidatos - Jackson Lago (PDT) e Carlos Guterres (PMDB) - eram ligados ao então governador Epitácio Cafeteira, até porque ambos foram seus secretários, o primeiro da Saúde e o segundo de Esporte e Lazer.

Pois bem, durante toda a campanha Epitácio Cafeteira procurou manter neutralidade e a poucas semanas da eleição ninguém era capaz de afirmar qual dos dois iria vencer. Na reta final, pressentindo que precisava de um empurrãozinho do governador, Guterres pressionou e Cafeteira resolveu descer do muro, indo a um comício no Coroadinho e ainda teve aparição na TV para dizer de qual lado estava. O resultado foi um desastre, pois a população reagiu indignada e elegeu Jackson, isto é, quando desceu do muro, Cafeteira derrubou o aliado.

Este ano, quando começou o segundo turno da eleição, as primeiras postagens dos auxiliares do governador Flávio Dino (PCdoB) que cumprem jornada de trabalho nas redes sociais foi no sentindo de que tanto o prefeito Edivaldo Holanda (PDT) quanto seu adversário, Eduardo Braide (PMN), eram políticos simpáticos ao Palácio dos Leões. A campanha andou, as preferências foram aflorando e agora nesta segunda-feira (24), faltando cinco dias para a votação, o governador, também pressionado, resolveu dizer que vota no prefeito. Já apareceu na TV e ainda não se sabe se irá a caminhadas do PDT, já que não se faz mais comícios. É esperar se vai ajudar ou atrapalhar os planos de reeleição do prefeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu acho q o governador atrapalha pois a prefeitura e o governo vai mal, administrado por um grupo q só pensam neles, domingo vamos ver a verdadeira pesquisa eleitoral..