14 de out de 2016

Pesquisa Ibope diz que Eduardo Braide já tem mais da metade dos votos para se eleger prefeito de São Luís

Eduardo Braide tem mais da metade dos votos dos eleitores de São Luís
O deputado Eduardo Braide (PMN) tem mais de 50% dos votos do eleitorado de São Luís, o que lhe dá uma ampla vantagem em relação ao prefeito Edivaldo Holanda (PDT) para ser o novo prefeito da capital. De acordo com pesquisa  realizada pelo Instituto Ibope e divulgada na noite desta sexta-feira (14), pela TV Mirante (afiliada da Rede Globo), que a contratou, o candidato do PMN tem 51% das intenções de voto contra 43% do prefeito. Brancos e nulos somam 4%.

O Ibope fez ainda a apuração apenas dos votos válidos, em que são dispensados brancos e nulos, e constatou que Eduardo Braide teria 54% contra 46% de Edivaldo. Como a margem de erro é de 3 pontos, para mais ou para menos, isto significa que não há empate técnico, pois Braide pode ter de 48% a 54%, enquanto Edivaldo teria de 41% a 46%, ou seja, o mínimo de Braide tem dois pontos a mais que o máximo de Holanda.

Esta foi a primeira pesquisa do Ibope realizada sobre a eleição de São Luís e a primeira também que teve autorização da Justiça Eleitoral para ser divulgada, pois os levantamentos da Escutec e da Econométrica, a primeira dando vantagem a Eduardo Braide e a segunda, a Edivaldo Holanda, foram proibidas porque os números teriam vazado antes da divulgação nas redes sociais.

Eduardo Braide encerrou o primeiro turno da eleição com cerca de 22% contra 45% de Edivaldo Holanda. Durante toda a campanha os institutos davam a ele menos de 5%.

A pesquisa foi contratada pela TV Mirante. Foram entrevistados 805 eleitores entre os dias 11 e 13 de outubro e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que dá uma margem de confiança de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral está sob o protocolo MA-04580/2016.

Nenhum comentário: