2 de out de 2016

O destino da sua cidade está em suas mãos, (e)leitor, por isto vote neste domingo com consciência

GIRO ECONÔMICO

Neste domingo (02), 4,6 milhões de maranhenses estão habilitados a escolher entre 701 candidatos a prefeito e 17 mil 109 candidatos a vereador os que serão responsáveis, nos próximos quatro anos, pelo destino de 217 municípios, com a possibilidade de somente um, São Luís, adiar a escolha do gestor para 30 de outubro, quando será realizada a eleição em segundo turno. 

Embora os institutos de pesquisa apontem que ainda há cerca de 10% de indecisos, além dos que dizem que irão anular o voto ou votar em branco, é provável que a esta altura todos tenham uma definição na cabeça e a torcida é para que cada um esteja consciente de que da sua decisão dependerão as melhorias em urbanismo, saúde, educação, geração de emprego, dinamização do turismo e uma série outras providências para elevar a qualidade de vida de sua cidade.

A sorte dos candidatos, que estão em campanha desde o início de agosto, já foi lançada e terá seu desfecho neste domingo. A do eleitor vai ser lançada hoje, e o desfecho dela será daqui a quatro anos, quando encerrarem os mandatos dos que serão eleitos. 

Rebanho - O IBGE divulgou sexta-feira (30) a totalidade de rebanhos dos diversos segmentos pecuários no Brasil. Pelo levantamento, a quantidade de animais na Ilha de São Luís é de 55.882, assim dividida: bovinos, 4.547; bubalinos, 137; equinos, 365; suínos, 8.847; caprinos, 1.697; ovinos, 2.317; e galináceos, 37.972. O maior rebanho bovino é de São Luís (2.4100); bubalino, Paço do Lumiar (68); equino, São Luís (165); caprino, São José de Ribamar (888); ovino, São José de Ribamar (757); e galináceo, São Luís (16.380).

Expoema - O presidente da Associação dos Criadores, Ivaldeci Mendonça, não vai medir esforços para que, a partir de 2017, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) volte a ser realizada, e vai providenciar um espaço para o evento, pois o Parque Independência foi devolvido ao estado. Segundo ele, apesar das dificuldades para se trazer animais do interior, São Luís oferece boa estrutura para receber expositores de outros estados (aeroporto, hotéis, restaurantes etc), portanto o evento tem quer ser na capital.

Dia de Campo - Ricardo Vieira, proprietário da Agromaratá, reúne convidados, dia 22 de outubro, em sua fazenda no município de Bela Vista (às margens da BR 316) para um dia de campo, onde, dentre outros eventos, haverá venda de bovinos Nelore, Gir e Guzerá.









Na posse da nova diretoria da Associação dos Criadores, o presidente Ivaldeci Mendonça (de terno) com José Ribamar Corrêa (E), Ariomar Sousa, Maurício Macedo e Yedo Lobão



Fornecedores - Oito empresas foram homenageadas pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) gerenciado pela Federação das Indústrias (Fiema) na festa dos seus 17 anos, quinta-feira (29). Por estarem há mais tempo no programa, foram distinguidas Marka Engenharia, Elétrica Visão, Fonmart Tecnologia, NBR Empreendimentos e Selava Lavanderia, e por serem as suas mantenedoras, Consórcio Alumar, Cemar (distribuidora de energia), Eneva (termelétrica), Solar (Coca-Cola) e a mineradora Vale.

Disputa - As divergências surgidas na eleição da Associação dos Jovens Empresários estão afetando o processo eleitoral da Associação Comercial do Maranhão, pois quem fazia oposição ao grupo de Felipe Mussalém na Aje-MA está se mobilizando para inviabilizar sua eleição na ACM, com o lançamento de uma nova chapa. Já uma terceira via, acha que a melhor opção para a entidade seria Cláudio Azevedo, que preside o Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa. Até dezembro, o debate tende a esquentar.

Nenhum comentário: