30 de out de 2016

Para o jornal Folha de São Paulo, eleição em São Luís e mais seis capitais está com o resultado indefinido

Reportagem publicada pela Folha de São Paulo, em sete capitais há um cenário acirrado, com resultado imprevisível, em sete capitais: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belém (PA), São Luís (MA) e Aracaju (SE). A disputa na capital maranhense é entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, do PDT, e Eduardo Braide (foto), do PMN.Os levantamentos também apontam para a reeleição dos atuais prefeitos em ao menos quatro capitais brasileiras: Maceió, Manaus, Recife e Macapá.

Cerca de 33 milhões de eleitores de 57 cidades em 20 Estados devem voltar às urnas para escolher seus prefeitos. Das 26 capitais, 18 terão votação. Pela lei eleitoral, o segundo turno pode ser realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O resultado deve ser conhecido ainda na noite de domingo.

Belo Horizonte - Na capital mineira, Alexandre Kalil (PHS) ultrapassou numericamente João Leite (PSDB) nas pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (29). No entanto, levando em conta a margem de erro, há empate técnico entre os candidatos.

Curitiba - Também estão tecnicamente empatados os candidatos à Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), de acordo com a pesquisa Ibope deste sábado. A capital paranaense tem uma das disputas mais acirradas no país: Greca tem 51% e Leprevost, 49%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Vitória - Outra capital onde o resultado ainda está indefinido, segundo a pesquisa Ibope deste sábado, é Vitória. O atual prefeito, Luciano Rezende (PPS), tem 51% e Amaro Neto (SD), 49%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aracaju - A capital de Sergipe também mostra resultado ainda incerto entre Edvaldo Nogueira (PC do B) e Valadares Filho (PSB). Nogueira aparece com 49% dos votos válidos e Valadares Filho, com 51% em levantamento divulgado neste sábado. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Belém - Na capital do Pará, o atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), está tecnicamente empatado com o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL). Coutinho tem 51% dos votos válidos e Rodrigues, 49% em pesquisa Ibope divulgada neste sábado. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

São Luís - A capital do Maranhão, com disputa apertada, também tem indefinição entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT), atual prefeito, e Eduardo Braide (PMN). De acordo com levantamento do Ibope divulgado na última quinta-feira (27), Júnior tem 52% dos votos válidos e Braide, 48%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, há empate técnico.

Fortaleza - A capital do Ceará tem uma situação peculiar. O atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), será reeleito segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Ele aparece com 56% dos votos válidos contra 44% de Capitão Wagner (PR). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.


Nenhum comentário: