20 de out de 2016

Relações de trabalho na Ambev são violentas desde os tempos de Brahma, diz professor e ex-empregado

GIRO ECONÔMICO

Para o jornalista e mestre em História Social Carlos Eduardo Batista, autor do estudo "Gente Ambev - A trajetória da 'Gestão do Trabalho' que levou a primeira multinacional brasileira ao centro do capitalismo mundial", fruto da dissertação de mestrado concluída em março deste ano, a gestão cotidiana do trabalho dentro da Ambev é "bastante violenta" e "com histórico de assédios morais" em sua cultura. 

Com um modelo imposto de cima para baixo, as diferentes formas de gestão desenvolvidas desde a época Brahma até a Ambev, segundo o estudo, resultaram nas tensas e conflituosas relações entre capital e trabalho, gerando, consequentemente, problemas, como o aumento da rotatividade da mão de obra de trabalho e situações de pressões por metas e ameaças de desemprego.

Além da vivência de Carlos Eduardo Batista, a pesquisa engloba entrevistas com 15 trabalhadores, fontes documentais, consultas a sindicatos e análise de relatórios anuais da empresa.

Beleza - Ao participar do 26º Encontro Regional de Beleza de Fortaleza (CE), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), Francisco Almeida, debateu numa reunião com os organizadores de eventos de mercado para definir o calendário nacional das feiras de beleza do País. A de Imperatriz, que este ano chega à sua quinta edição, ocorrerá de 05 a 07 de novembro, no Centro de Convenções, com mais de cem estandes com as tendências de mercado em cabelo, estética, unhas, maquiagem e sobrancelhas. 

Educação - O ministério da Educação liberou nesta terça-feira (18), R$ 742 milhões de limite de empenho às instituições federais de ensino. Com essa liberação, as universidades e institutos federais terão disponível 100% do orçamento para as despesas de custeio, necessárias para a manutenção e regular continuidade da prestação dos serviços. Ao todo, estão sendo liberados R$ 800 milhões a mais do que os valores empenhados em 2015.

Forró - No happy hour desta sexta-feira (21) na Praça de Alimentação do Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar (próximo ao Maiobão), haverá uma programação especial de forró relembrando os velhos tempos. 





Na homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Maranhão, na Assembleia Legislativa, a reitora Nair Portela com os deputados Sérgio Frota, Bira do Pindaré e Marco Aurélio e autoridades do estado e do município



Sonegação - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira(19) a Operação Java para reprimir um esquema de fraudes nas compensações de créditos tributários junto à Receita Federal em seis estados e no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa investigada se especializou em fraudar a Receita por meio de compensações tributárias fraudulentas, utilizando créditos fantasmas no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Senac - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) marca presença na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 19 a 22 de outubro em Imperatriz. O órgão marcará presença no evento com realização de oficinas, palestras, demonstrações e apresentações de trabalhos de alunos, ações voltadas para gestão, comércio e informática, objetivando a divulgação dos cursos da programação comercial e reforçando o compromisso com a qualidade da educação profissional.

Nenhum comentário: