16 de out de 2016

Hora oficial de Brasília é adiantada em uma hora com a entrada em vigor no país de mais um horário de verão

GIRO ECONÔMICO

O horário de verão começou à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios foram adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. 

A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

Associação - A criação de uma Feira Anual de Negócios, que servirá para a troca de informações entre empresas de todo o Maranhão, além de gerar novos empregos e impulsionar a economia do estado, é uma das principais propostas do candidato a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, que, quinta-feira (13), apresentou sua chapa, Tradição com Inovação, em evento na Panette Recepções, no Calhau. Sua chapa é apoiada pela atual presidente, Luzia Rezende. 

Vaquejada - O empresário Ricardo Vieira, dono da Agromaratá, não tem dúvidas quanto aos prejuízos que causariam à economia maranhense a proibição das vaquejadas. Embora não participe diretamente em organização desses eventos, ele é um dos maiores selecionadores de cavalos para as competições. De sua fazenda, em Bela Vista, entre Pio XII e Santa Inês, saem anualmente, cerca de 25 cavalos, adquiridos por quem disputa os prêmios desses eventos. Um animal custa em média R$ 25 mil.

Institutos - Se eleição fosse definida pelo que dizem os institutos de pesquisa, a disputa pela prefeitura de São Luís estaria literalmente empatada, pois dos que já entrevistaram eleitores locais, dois dão vitória para Eduardo Braide e dois para Edivaldo Holanda.









Ivaldeci Mendonça e seu antecessor na Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) José Assub apoiam as manifestações de vaqueiros e promotores de eventos em defesa da vaquejada 



Saúde - A Fundação Vale firmou convênio com o Governo do Estado para colocar em operação, a partir desta semana, na Estrada de Ferro Carajás, uma Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, instrumento que dispõe de modernas tecnologias para a realização de exames que são essenciais na detecção do câncer de mama, boca e colo do útero. A parceria, que envolve o Hospital de Barretos, prevê a capacitação de 16 profissionais da Secretaria de Saúde no interior paulista para atuar na unidade móvel.

Moradia - As famílias com renda mensal de até R$ 2.350 que desejam participar de financiamentos do Minha Casa Minha Vida terão descontos regionais. A medida, que foi publicada pelo Ministério das Cidades quinta-feira (13), no Diário Oficial da União, trata da faixa 1,5 do programa. Pelo critério, os locais que apresentarem maior déficit devem receber mais recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que são usados para financiamentos, garantindo juros mais baixos para os tomadores.

Nenhum comentário: