11 de out de 2016

Vendas de veículos registram queda de 30,73% no mês de setembro em São Luís, segundo dados da Fenabrave

GIRO ECONÔMICO

Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam para uma queda de 30,73% nas vendas de veículos em São Luís em setembro na comparação com agosto. Foram 1.526 unidades comercializadas mês passado contra 2.203 do anterior, e o segmento que apresentou maior retração foi o de automóveis e comerciais leves, pois foram 933 e unidades emplacadas (791 automóveis e 142 comerciais leves) mês passado contra 1.462 de agosto, o que resultou numa queda de 36,01%, enquanto veículos pesados registraram aumento de 110,53%, resultado da venda de 40 veículos (25 caminhões e 15 ônibus) contra 19 de agosto (14 caminhões e 5 ônibus). As vendas de motos caíram 25%, pois foram 528 em setembro contra 704 de agosto.

Na comparação com setembro de 2015, a queda total dos veículos foi de 33,54%, já que neste mesmo mês do ano passado, foram 2.296. Quanto ao acumulado do ano, foram 15.921 veículos este ano contra 21.124 do ano passado, ou seja, queda de 24,63%.

Agricultores - Agricultores familiares vão receber, este mês, bônus de desconto para diversos produtos que integram o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar. Nesta ação, são contemplados os seguintes produtos e estados: babaçu (Pará, Tocantins, Ceará, Maranhão, Piauí e Bahia), borracha natural (Goiás e Mato Grosso), cacau (Amazonas), laranja (Alagoas), leite (Pará), mamona (Ceará), manga (Bahia), sorgo (Piauí), trigo (Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul) e triticale (Santa Catarina).

Consumidor - Nesta terça-feira (11), a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping da Ilha, o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, autografa o livro “Direito do Consumidor: origem, proteção jurídica e políticas públicas”, no qual faz uma análise desde a origem à aplicação das políticas públicas de proteção ao consumidor. Ele aborda ainda relações de consumo e a importância dos movimentos sociais de proteção do consumidor com base na Constituição de 1988 e no Código de Defesa do Consumidor de 1990. 

Piauienses - A Associação Comercial do Maranhão está importando empresários do Piauí para presidi-la, pois a atual presidente, Luzia Rezende, que é natural de Teresina (PI), tem outro piauiense interessado no cargo, Vicente Barros, empresário do ramo de transportes.








Diretores da CDL iniciaram os encontros com os candidatos a prefeito, sexta-feira, e o primeiro recebido foi Eduardo Braide (D), do PMN, que ouviu sugestões e apresentou suas propostas para modernizar o comércio de São Luís


Lojistas - Diante do posicionamento das demais entidades patronais de não realizar encontros com os candidatos a prefeito de São Luís, neste segundo turno, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) decidiu fazer os seus e o primeiro recebido foi Eduardo Braide (PMN), que esteve sexta-feira à noite na sede da entidade, onde apresentou suas propostas para a valorização do comércio. A entidade aguarda agora o posicionamento do prefeito Edivaldo Holanda (PDT) sobre a melhor data para também ser recebido.

Manifestação - Um grupo de criadores de equinos faz nesta terça-feira (11), a partir das 09h, um protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, semana passada, julgou inconstitucional uma lei do Ceará que reconhecia a vaquejada como evento esportivo e cultural, o que pode torná-la proibida em todos os estados. Os manifestantes seguirão em caminhada, do Alto do Calhau até à Assembleia Legislativa, onde vão mostrar aos deputados os prejuízos que o Maranhão pode sofrer com essa proibição.

Nenhum comentário: