12 de nov de 2016

Conab paga bônus para dez produtos que estão com preços de mercado abaixo do de garantia

GIRO ECONÔMICO

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) paga no próximo mês, pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), bônus especial a dez produtos agrícolas que registraram preços de mercado inferiores aos de garantia. Entre 10 de novembro a 09 de dezembro, o babaçu, por exemplo, terá bônus nos estados do Pará (61,67%), Tocantins (58,54%), Ceará (69,29%), Maranhão (51,57%) e Piauí (22,65%). 

Já a borracha natural receberá bônus para a Bahia (4,5%), Goiás (12,5%) e São Paulo (4%). Com relação ao trigo, serão contemplados agricultores de Mato Grosso do Sul (24,75%), São Paulo (1,62%), Paraná (19,05%), Rio Grande do Sul (18,74%) e Santa Catarina (8,02%).

A Conab calcula, mensalmente, os preços de mercado e o bônus com base nos preços médios do mês anterior nas principais praças de comercialização desses produtos. A diferença entre os dois valores é revertida em desconto na parcela mensal do Pronaf. 

Concurso  - A validade do Concurso Público do Banco da Amazônia 2015 foi prorrogada para até 2 de dezembro de 2017. De acordo com o gerente de Gestão de Pessoas, Rodrigo Santiago, foi uma decisão importante, pois objetiva garantir ingresso de novos colaboradores na Instituição. O concurso foi organizado pela Fundação Cesgranrio. Teve com a finalidade de preencher vagas e oferta de cadastro reserva para os cargos de Médico do Trabalho (nível superior) e Técnico Bancário (nível médio).

Supermercados - O presidente da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), João Sampaio Magalhães, participou quinta-feira (10) da 50ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que é considerado o mais importante encontro de empresários e líderes supermercadistas do Brasil. O evento reuniu, além de empresários, especialistas nacionais e internacionais que compartilharam suas experiências e ensinamentos por meio de palestras e painéis para dinamização do setor varejista.

Protestos - As centrais sindicais preparam o Dia Nacional de Luta pelos Direitos, que será realizado dia 25 de novembro. Nessa data serão realizadas manifestações e atos pela manutenção dos direitos dos trabalhadores nas capitais dos Estados e em várias outras cidades do País.













Na solenidade em que recebeu o título de Cidadão de São Luís, Douglas Pinho (ao centro com Pierre Januário) ladeado por Felipe Mussalém (E) e Fábio Ribeiro, presidente da CDL de São Luís



Sistema S - O empresário Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias, participou quarta-feira (09), em Brasília (DF), da entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU), do Plano de Ação sobre transparência do Sistema S. O Plano de Ação foi elaborado após uma série de recomendações feitas pelo TCU em abril deste ano no acórdão 699/2016, de relatoria do ministro substituto Weder de Oliveira, às entidades regionais e nacionais do Senai, Senac, Sesi, Sesc e Senar para divulgação de dados nos sites das entidades. 

Construção - Apresentado nesta sexta-feira a corretores de imóveis, o condomínio Vivendas Ponta do Farol, novo empreendimento da Canopus Construções, está com as obras bastante avançadas, já na oitava lage. O empresário Parmênio Júnior explica porque somente agora houve o lançamento: “se tivesse sido apresentado em 2015 não haveria a motivação de vendas que terá agora, quando o país já respira novos ares, já que está politicamente pacificado e com um cenário econômico futuro bem mais otimista”.





Nenhum comentário: