11 de nov de 2016

Na segunda estimativa da safra 2017 no Maranhão,Conab projeta aumento acima de 47% na produção de grãos

GIRO DE SÁBADO
Adicionar legenda

A produção agrícola do Maranhão, na safra 2016/17, deve chegar a 3,660 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 47,5% na comparação com a da anterior, que foi 2,481 milhões de toneladas, e a soja deve ser a grande responsável por esse crescimento, já que a produção deste grão deve passar de 1,250 milhão para 2,275 milhões de toneladas, o que significa uma variação positiva de 82,%. 

Esta, pelo menos é a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que nesta quinta-feira (10) divulgou o seu segundo levantamento para a próxima safra. De acordo com os números, a produção de arroz, que foi de 268,3 mil toneladas na safra 2015/16, deve cair 1,8%, baixando para 263,3 mil. Já a produção de feijão deve aumentar 0,5%, pulando de 39,3 mil para 39,5 mil toneladas; a de milho deve 988,8 mil para 1,030 milhão de toneladas, ou seja, uma variação positiva de 17,8%.

Agora é torcer para que as situações climáticas favoreçam, já que a escassez de chuva foi o principal motivo para o péssimo desempenho da safra anterior.

Anel da Soja - O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, Adriano Sarney (PV), coordenou nesta sexta-feira (11), em Balsas, audiência pública para tratar do complexo Anel da Soja. O evento foi realizado na Câmara Municipal, com a participação de lideranças políticas e comunitárias, além de produtores agrícolas. O Anel da Soja é uma obra que integra as rodovias MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140 e tem importância estratégica para o agronegócio no Maranhão.

Sinfa - Dez produtos agrícolas contarão, este mês, com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), por terem registrado preços de mercado inferiores ao preço de garantia no mês de outubro. Têm direito ao benefício produtores de babaçu (amêndoa), borracha natural, cacau (amêndoa), cará/inhame, além de cebola, leite, manga, sorgo, trigo e triticale. O babaçu terá bônus em cinco estados: Pará (61,67%), Tocantins, (58,54%), Ceará, de (69,29%), Maranhão (51,57%), Piauí (22,65%). 

Expocapril - Foi aberta nesta sexta-feira (11), em Bequimão, a Expocapril, exposição de ovinocaprinocultura, promovida pela Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão, com a Federação da Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).



O presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez das Neves, e dirigentes de sindicatos do Sistema Fiema, em Brasília, na solenidade de abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016 do Senai, maior competição de educação profissional das Américas.
Hyundai - A Hyundai CAOA, representada em São Luís pela Gran Premier, do Grupo Luz, apresenta três grandes atrações no Salão do Automóvel de São Paulo 2016: New Tucson, veículo totalmente novo que chega para completar a família da montadora; Hyundai New Tucson, equipado com motor turbo 1.6 T-GDI e transmissão Dual Clutch de 7 velocidades; e o Hyundai New Elantra 2017, que chega ao Brasil ainda mais moderno e sofisticado, com design ousado e carregado com novidades tecnológicas. 

Satisfação - E por falar em novidades da Hyundai, o empresário Nonato Luz comemora mais uma conquista. Segundo avaliação realizada pela Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do Mundo, a Gran Car Hyundai, que revende os veículos HB20, ficou em primeiro lugar no ranking nacional sobre satisfação dos clientes. “Nunca uma concessionária HMB no Maranhão havia chegado a essa classificação”, comenta o diretor comercial do Grupo Luz, Ângelo Gusmão.

Nenhum comentário: