27 de nov de 2016

Sondagem realizada pela Federação das Indústrias mostra confiança do empresariado maranhense em queda

GIRO ECONÔMICO

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) apresentou queda pelo segundo mês consecutivo, conforme estudo elaborado de 1º a 11 de novembro pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que revela ter o índice diminuído para 0,3 ponto, na passagem de outubro para novembro, permanecendo acima dos 50 pontos, ao marcar 53,2 pontos. 

Apesar da queda, o índice do setor da construção civil apresenta aumento de 1,6 ponto e registra 52,9 pontos, enquanto no setor das indústrias de extração e transformação houve queda de 1,0 ponto. No Nordeste e no Brasil, o ICEI também apresenta declínio, marcando 53,1 pontos e 51,7 pontos, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, ainda que os índices demonstrem confiança, a tendência de queda que se segue desde outubro também mostra que o empresário maranhense ainda tem dúvidas quanto a atual situação econômica. O indicador varia de 0 a 100, sendo que abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança.

Cimento - A Cimar, fabricante do cimento Bravo, lançou, quinta-feira (24), o projeto Caminhos Concretos, voltado para desenvolver ações junto a microempresas e empresas de pequeno porte da sua cadeia produtiva, visando a melhorar as relações entre os dois lados, o que pode representar aumento nas vendas e, consequentemente, maior satisfação dos consumidores: pequenos construtores, produtores de artefatos de concreto, comércio de material de construção e empresas que fornecem serviços ligados a cadeia do cimento. 

Governadores - Reunidos em Recife (PE), sexta-feira (25), governadores do Nordeste decidiram que não concordam com o acordo de ajuste fiscal recomendado pela União como uma condição para acessar parte dos recursos das multas do programa de regularização de ativos não declarados à Receita, conhecido como Lei da Repatriação. Eles vão enviar uma carta até esta segunda-feira (28) para o presidente Michel Temer explicando o porquê do posicionamento do grupo, como, por exemplo, autonomia administrativa.

Moto - Eleito presidente do Moto Club nesta sexta-feira (25), o jornalista Célio Sérgio tem como principal desafio juntar patrocinadores para cobrir uma despesa anual de R$ 2,4 milhões para o time disputar Campeonato Maranhense, Copa Nordeste e Campeonato Brasileiro (Série C).









Na inauguração do Mix Mateus de Timon, nesta sexta-feira (25), o empresário Ilson Mateus ladeado pelo também empresário caxiense João Antônio Queiroz (E) e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB)

Justiça - Por conta da paralisação de professores e estudantes que não concordam com as medidas econômicas do presidente Michel Temer, o 5º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, instalado no Campus Universitário do Bacanga, não funcionou sexta-feira (25). Segundo a juíza Márcia Cristina Chaves, diversas audiências marcadas para esta data deixaram de ser realizadas, o que a obriga a remarcar novas oitivas a fim de garantir os direitos dos que recorreram ao Judiciário para dirimir conflitos.

Candidatos - Os dois candidatos a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém (Tradição com Inovação) e Vicente Araújo (Atitude em Movimento) se movimentaram em eventos sociais neste fim de semana, em busca de apoio para a eleição do próximo mês. O primeiro reuniu, para um jantar, um grupo de mulheres empreendedoras no Coco Bambu e o segundo foi recepcionado com um coquetel na residência dos empresários Pires de Castro e Guga Fernandes (candidata a vice).


Nenhum comentário: