29 de dez de 2016

Agências bancárias fecham nesta quinta-feira às 15h, no Maranhão, e voltam a funcionar somente na segunda-feira

GIRO ECONÔMICO

As agências bancárias de todo o país estarão abertas para atendimento ao público somente até às 16h (horário de Brasília) desta quinta-feira (29), devendo o expediente da sexta ser apenas interno, para balanço das atividades do ano. O atendimento será retomado na próxima segunda-feira (02 de janeiro), primeiro dia útil de 2017. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas e carnês com vencimento no período em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso. 

A alternativa para o dia em que não houver atendimento nos bancos é utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Vale lembrar também aos que ainda usam cheques para os cuidados com o preenchimento da data, a fim de não criar problemas na compensação se expedido com o ano de 2016, pois pode cair no prazo de vencimento para saque.

Transporte - Um dos maiores benefícios sociais para os trabalhadores brasileiros, o Vale-Transporte, criado no governo de José Sarney, completa 30 anos em 2017. Para o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, “o vale-transporte foi uma grande evolução para o setor de transporte, mas principalmente para o povo. A maioria das pessoas não paga passagem, exceto pelo limite estabelecido para a empresa”, ressalta a importância desse programa que se tornou obrigatório em 1987.

Fecury - Mauro Fecury, proprietário do Uniceuma, reuniu a família e viajou para a Bahia, onde passa o Réveillon em Trancoso, um dos destinos mais cobiçados por turistas brasileiros e estrangeiros. Após recarregar as baterias, segue para o Rio de Janeiro, onde permanece até março, quando retorna a São Luís. Apesar de 2016 ter sido marcado por forte crise econômica, Fecury comemora avanços de sua instituição de ensino, que este ano inaugurou mais duas unidades, no Turu, em São Luís, e outra em Teresina (PI).

Privado - Ao negar pedido de liminar do Procon-MA contra a decisão do Banco do Brasil de fechar agências no estado, a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz, lembrou que o BB é uma empresa privada e não cabe interferência em suas estratégias para contenção de gastos.










Autor do projeto de lei que prevê vigilância 24h nas agências bancárias do Maranhão, o deputado Zé Inácio (PT) com o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Benedito Raposo

Abono - Quem tem direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 tem até esta quinta-feira (29) para ir a uma agência bancária retirar o benefício. E o trabalhador que tem o Cartão Cidadão com senha poderá sacar o abono em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas até a sexta-feira (30). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, pouco mais de 900 mil pessoas que têm direito a receber o dinheiro ainda não efetuaram o saque.

Benefício - Apesar da retirada de mais de 20 mil beneficiários da lista do Bolsa Família, no Maranhão todos os inscritos vão continuar recebendo o Bolsa Escola, mantido pelo Governo do Estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, com essa manutenção, o número de estabelecimentos comerciais aptos a vender os materiais escolares passou de 834, no primeiro ano do programa, para 1.413 habilitados à comercialização dos produtos, a partir de janeiro de 2017.

Nenhum comentário: