10 de dez de 2016

Conab debate no Maranhão acesso de extrativistas à Política de Garantia de Preços Mínimos

GIRO ECONÔMICO

Visando à ampliação do acesso à Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e esclarecer os modelos operacionais da política de apoio à comercialização de produtos extrativistas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu esta semana reuniões com produtores, cooperativas, associações e parceiros dos estados de Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará e Minas Gerais. 

A subvenção ao babaçu esteve em pauta em Marabá, São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, no Pará;, Palmas, São Miguel, Augustinópolis e Carrasco Bonito, no Tocantins; Chapadinha, Vargem Grande, Coroatá, Itapecurum-Mirim, Lima Campos, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Poção de Pedras, no Maranhão. 

PGPM-Bio contempla 15 produtos: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, cacau extrativo, castanha-do-brasil, carnaúba, juçara, macaúba, mangaba, pequi, piaçava, pinhão e umbu. Os extrativistas desses produtos recebem subvenção direta quando comprovam a venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. 

Sinduscon - O empresário Fábio Nahuz justifica a antecipação, de maio de 2017 para este mês, a eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que será realizada dia 22. Segundo ele, o objetivo é fazer uma coincidência com a eleição da Federação das Indústrias, a fim de não haver o risco de um empresário que não faz mais parte da direção do sindicato continuar sendo diretor da Fiema, portanto acha que o mais adequado é que esses pleitos sejam na mesma data.

Natal - Depois da apresentação, nesta sexta-feira (09), do projeto "Bola no gol, ganhando crianças para Jesus", o Pátio Norte Shopping dá continuidade à sua programação natalina, neste sábado (10), com a volta dos alunos da Escola Adventista da Cidade Operária para apresentação da segunda parte do seu 'Recital de Natal'. A apresentação começa às 17h00 na Praça de alimentação. Para o domingo (11) está programada a apresentação do espetáculo O Presente de Natal, com o Coral Irmão Sol, Irmã Lua, às 17h.

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou esta semana comunicado informando que não haverá atendimento ao público nas agências bancárias, na última sexta-feira do mês, dia 30, quando o expediente será interno, para o balanço anual. 






Na última terça-feira (6), o prefeito reeleito de Cândido Mendes, Mazinho Leite (PP), foi diplomado pela juíza Lewman de Moura Silva. No registro, com a primeira-dama, Jarlene Lopes, e a filha Gehisa Lopes.



Malha - A Receita Federal informou nesta quinta-feira (08) que 771.801 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 ficaram retidas na malha fina. O número representa 2,61% das mais de 29 milhões de declarações feitas neste ano. De acordo com os números do Fisco Federal, as declarações retidas, 75% apresenta imposto a restituir, 22% tem imposto a pagar e 3% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

Vodka - O empresário Félix Júnior lança neste sábado (10), em São Luís, a Purple Vodka, em evento a ser realizado a partir das 18h na OKP (antigo Barbatana), na Praia do Meio. O lançamento contará com a presença de duas atrações nacionais: George Israel e Dj Marcelinho da Lua. Purple Vodka é um novo conceito de vodca e nessa primeira fase da importação serão oferecidos as versões Purple White 40 e a Purple Original de sabor intenso a cinco frutos silvestres bem representados pela sua cor.

Nenhum comentário: