14 de dez de 2016

Governo precisa ampliar investimentos em ferrovias e metrôs, diz estudo a Confederação de Transportes

GIRO DE QUINTA

​O Brasil precisa ampliar em pelo menos 850 km a malha de metrôs e trens de passageiros para modernizar o transporte urbano nas grandes cidades. Isso significa um crescimento de cerca de 80% da infraestrutura atualmente disponível, que é de 1.062 km de extensão. Seriam necessários cerca de R$ 167,13 bilhões para a construção e ampliação de sistemas e ainda para a aquisição de material rodante e recuperação de infraestrutura. 

Os dados integram o estudo inédito Transporte & Desenvolvimento: Transporte Metroferroviário de Passageiros, realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O estudo analisou sistemas metroferroviários de Sobral (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Distrito Federal(DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Teresina (PI, na região integrada com Timon-MA) e Cariri (CE).

Nessas cidades-polo, 11,8 milhões (71,1%) de seus residentes trabalham fora de casa e retornam diariamente para seus domicílios. Desse total, 56,8% demoram, no mínimo, 30 minutos no percurso casa-trabalho.

Pessoas - A VLI, que atua nos segmentos de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, venceu em duas modalidades do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), nas categorias “Gestão de pessoas” e “Gestão de mudança”. O prêmio busca divulgar e reconhecer práticas organizacionais de desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho e é considerado um dos mais importantess do país em RH. A premiação ocorreu dia 06, em Belo Horizonte (MG). 

Eleição - Nesta quarta-feira (14), Associação Comercial do Maranhão elege as empresas vencedoras do Prêmio Empresa do Ano 2016 (PEA). Na categoria Micro e Pequenas, as finalistas são Capry Refrigerações, Hotel Abbeville e Montenegro Express; na categoria Médias, apenas uma se credenciou Cemp – Centro de Ensino Médio, Profissionalizante e Superior, portanto já está eleita, e na categoria Grandes Empresas, disputam Psiu Indústria de Bebidas e Termaco, empresa de transporte. A votação será das 08h às 18h.

Castelão - Não vai ser preciso trocar o nome do estádio Castelão, pois o seu homenageado, o ex-governador João Castelo, embora tenha cedido o nome em vida, faleceu domingo e não há impedimento legal para que o estádio continue se chamando pelo nome original.






Francisco da Rocha (Psiu), Jenilce Pavão (Cemp), Karla Baldez (Abbeville), João Carlos (Capry Refrigeração), Edna Montenegro (Montenegro Express) e Benjamim Franklin (Termaco) disputam o título de Empresa do Ano


Financiamentos - O volume de financiamentos de veículos, em novembro, somou 404.737 unidades, o que representou queda de 0,1% em relação ao mesmo período de 2015. Do total, entre autos leves, motos e pesados, as unidades usadas tiveram melhor desempenho em relação às novas, pois foram financiados 266.006 seminovos (12,3% a que novembro de 2015), enquanto os novos somaram 138.731 unidades, recuo de 17,6%, na mesma base de comparação. Os número são da Unidade de Financiamentos da Cetip.

Lojistas - A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) está desenvolvendo campanha para movimentar os centros comerciais da cidade, com a realização de um cortejo natalino. A intenção é percorrer os principais centros comerciais de São Luís até 24 de dezembro, levando animação e criando o ambiente natalino para incentivar os consumidores a irem às compras. Para isso, a entidade viabilizou parceria com a Banda do Bom do Menino, que vai executar canções natalinas e acompanhar o cortejo do Papai Noel.

Nenhum comentário: