11 de dez de 2016

HB20 é o carro preferido dos consumidores de São Luís, revelam números sobre os emplacamentos de veículos

GIRO ECONÔMICO

Pesquisa realizada com base nos dados oficiais do Departamento de Trânsito (Detran) sobre emplacamentos de veículos no Maranhão aponta que a HBM, fabricante do HB20, é a marca preferida dos consumidores de São Luís, pois, tirando-se as vendas corporativas (frotistas), ela aparece com 18,2% das compras individuais, seguida da Fiat (16,9%), Renault (15,9%), General Motors (11,7%), Ford (11,5%), Toyota (9,9%) e Volkswagen (6,1%), enquanto as outras marcas, juntas, somam 9,9%. 

Os números do Detran indicam que em novembro foram emplacados 1.098 automóveis em São Luís e 1.946 em todo o estado. A Fiat liderou as vendas na capital com 18,6% e no estado com 23,1%; a Renault (15,02%) é a vice-líder em São Luís e a Toyota (13,5%) no estado.

O levantamento mostra que das quatro grandes marcas, apenas a Fiat ainda está entre as melhor posicionadas na capital, estando a Ford em 5º lugar com 8,3%; General Motors em 6º, com 7,4%; e Volkswagen em 10º, com 4,6%. No topo das quatro mais, além de Fiat e Renault, estão Toyota (12,2%) e Hyundai (8,3%).

Expansão - O Grupo Conopus, que é um dos maiores construtores do Brasil pela modalidade Minha Casa, Minha Vida, está expandindo seus negócios para o Ceará. Segundo informação do seu presidente, Parmênio Carvalho, já foram adquiridos dois terrenos para início de construção de moradias para a faixa populacional de classe média. De acordo com o empresário, as construções devem começar ainda no primeiro trimestre de 2017 e os planos são abrir novas fronteiras no estado cearense, onde a empresa começou.

Distribuição - O Grupo Mateus recebeu do Governo do Estado, a preço simbólico, uma área às margens da BR 135, no Distrito Industrial de São Luís, para construir um novo Centro de Distribuição, já que a estrutura atual, no prédio da antiga Cervamar (fabricante da extinta cerveja Cerma) ficou acanhada para suportar a quantidade de mercadorias levadas às lojas de supermercados. Com a inauguração do novo CT, as atuais instalações vão ser exclusivas da Bumba-meu-pão, indústria de panificação e confeitaria.

Confraternização - A Associação Comercial do Maranhão programou para quinta-feira (15), um dia após a eleição da Empresa do Ano, sua confraternização de fim de ano, que será realizada na Panette Buffett, na Avenida dos Holandeses, no Calhau. 










Na inauguração do Hiper Mateus, sexta-feira (09), no Renascença, Parmênio Carvalho, Brenno Santiago, Ilson Mateus e Simplício Araújo



Arroz - Não surpreendeu ao presidente da Federação da Agricultura, Raimundo Coelho, a queda na produção de arroz no Maranhão, medida pela Conab, que coloca o estado em sexto lugar (era o terceiro até 2014) entre os maiores produtores, com apenas 174 mil toneladas a serem colhidas em 2017. Segundo ele, na região do Baixo Parnaíba, muitos produtores trocaram o arroz pelo milho por estar mais valorizado, e na Baixada, a maioria abandonou o plantio do grão por não suportar pesadas multas dos órgãos ambientais.

Refinaria - Dois anos após o encerramento da Premium I, a população de Bacabeira volta a ser embalada com novo projeto de refinaria de petróleo, agora por empresas iranianas que estariam dispostas a investir US$ 10 bilhões, segundo o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que, prevendo as maldades nos debates em torno do empreendimento, avisa: não se trata de engodo para garantir reeleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2018, já que a Prêmium I foi lançada pela Petrobras em 2010, ano da reeleição de Roseana Sarney (PMDB).

Nenhum comentário: