12 de dez de 2016

População de Pastos Bons pede que Flávio Dino devolva nome de João Castelo a Centro de Ensino do Estado

Em Pastos Bons, nome de João Castelo foi retirado de centro de ensino
A população de Pastos Bons encontrou motivos de sobra agora para reivindicar a devolução do nome de João Castelo a um Centro de Ensino que foi rebatizado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) como o nome de Professor Ribamar Torres, porque se tratava de uma homenagem a pessoa viva. Segundo o médico Hilton Gonçalo (PCdoB), prefeito eleito de Santa Rita, que é natural de Pastos Bons, a reivindicação já vinha sendo feita e agora com o falecimento do ex-deputado a pressão tende aumentar.

Construído em 1980, o centro de ensino foi batizado com o nome de Castelo, então governador do estado, sendo que à época não havia esse tipo de proibição, mas mesmo assim o Governo do Estado decidiu, em 2015, tirar vários nomes de estabelecimento de ensino que homenageavam pessoas vivas, num total de 37, sendo que a maioria delas, José Sarney.

Estádio João Castelo, Castelão deve ficar com o mesmo nome 
De acordo com Hilton Gonçalo, apesar do reconhecimento ao trabalho como educador do professor Ribamar Torres, a população nunca se acostumou com esse nome, tanto que o estabelecimento de ensino continuou sendo chamado de Governador João Castelo. Há pouco dias havia sido ensaiado uma consulta popular para mostrar que a população é a favor do antigo nome.

Com a morte do ex-governador, que estava no exercício de mandato de deputado federal, o pedido deverá ser feito com mais motivação ainda.

João Castelo é o nome também do principal estádio de futebol do Maranhão, o Castelão, que Complexo Esportivo Canhoteiro, no Outeiro da Cruz. O próprio Castelo já havia sinalizado para que fosse tirado o seu nome e colocado o do ex-jornalista Herbeth Fontenelle, que era comentarista da Rádio Mirante AM. Tudo indica que a troca não será mais necessária.

Nenhum comentário: