19 de dez de 2016

Presidente do Banco Central anuncia nesta terça-feira medidas estruturais para redução das taxas de juros

GIRO ECONÔMICO

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, apresenta, nesta terça-feira (20), a agenda de medidas estruturais do Banco Central, que compreende quatro pilares: cidadania financeira, melhoria da eficiência do sistema financeiro, arcabouço legal do BC e redução do custo de crédito. O primeiro pilar é o da redução sustentável e perene do custo do crédito no Brasil. 

Nesse aspecto, as ações objetivam reduzir a inadimplência, diminuir o custo do crédito para o tomador final, promover a simplificação do compulsório, dentre outras; o segundo pilar é o aumento da eficiência do sistema financeiro; o terceiro fundamento é o da cidadania financeira, com medidas que fomentem a educação financeira e fortaleçam a proteção legal e regulatória da população recentemente incluída no sistema; e o quarto e último pilar é o do aprimoramento do arcabouço legal que rege as atividades e competências do Banco Central, inclusive sua a autonomia.

A agenda foi anunciada na última segunda-feira (12), quando o BC traçou suas metas para aprimorar sua atuação em favor do desenvolvimento social e econômico.

Maquiagem - A instrutora dos cursos de beleza do Senac Jocilene Amaral dá dicas sobre como se maquiar para festas de fim-de-ano. Segundo ela, para o Réveillon, os tons dourados e prateados são os mais indicados para quem quer brilhar no ano novo. O alerta, porém, é para os cuidados com o uso de brilhos em excesso para não parecer muito exagerada. “O ideal é combinar o batom de acordo com o blush e o tipo de sombra que você esteja usando. Tons mais claros ficam bonitos com um olho bem delineado”, diz.

Agências - A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) comemora a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que evidenciou ser responsabilidade das companhias aéreas, e não da agência, problemas com cancelamento e overbooking quando da emissão de passagens aéreas. Pelo entendimento dos diretores da entidade, a interpretação dos desembargadores paulistas deve orientar demais julgamentos de ações ajuizadas por passageiros que se sentem prejudicados por não serem atendidos em seus planos de viagem.

Habitação - A Caixa Econômica entrega, nesta segunda-feira (19), em Imperatriz (MA), 2 mil unidades do Residencial Sebastião Régis Eneas, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida destinado a famílias com renda de até R$ 1,8 mil.










José Ahirton Lopes (E) recebendo o diploma do Venerável Mestre da Loja Maçônica, Antonio Euzébio da Costa Rodrigues Filho



Maçonaria - O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Ahirton Lopes, foi distinguido pela Maçonaria com, o Mérito Renascença, distinção concedida pela Loja Maçônica Renascença Maranhense - Oriente de São Luís, em reconhecimento às ações na luta em defesa da cidadania, ética e justiça, em especial, por atividades desenvolvidas em prol do Asilo de Mendicidade de São Luís. A homenagem aconteceu em solenidade realizada na última sexta-feira (16).

Atacadistas - Nesta segunda-feira (19) começa na Assembleia Legislativa o debate sobre mais um polêmico projeto do Executivo, este que concede benefícios de redução do ICMS, de 185 para 2%, a empresas do ramo atacadistas que queiram instalar no estado centrais de distribuição. Só terão direito a este benefício as pessoas jurídicas que comprovarem ter capita social superior a R$ 100 milhões e que garantam emprego de pelo menos 500 pessoas, diretamente, ou seja, a grande maioria deste segmento está fora.

Nenhum comentário: