25 de jan de 2017

Endividamento da população de São Luís pode afeta vendas de material escolar, diz pesquisa Fecomércio

GIRO ECONÔMICO

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) indicam para um nível de endividamento de 70,4% para o mês de janeiro em São Luís, o que representa uma retração no índice de famílias ludovicenses endividadas de -2,2% em comparação ao mês de dezembro, mas, por outro lado, um avanço do endividamento de 4,9% quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

Essa queda no endividamento em relação ao mês de dezembro é explicada pelo baixo nível de consumo apresentado ao longo do fim de 2016, como já indicava a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal da Fecomércio-MA, que apresentava um redução na predisposição de ir às compras de -8,09%.

A conjuntura econômica instável, principalmente relacionada à falta de estabilidade no emprego atual dos consumidores, promoveu uma retração nas vendas e direcionou parte da injeção de recursos do 13º salário dos trabalhadores para o pagamento de dívidas. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Itaqui  - A queda na safra agrícola e o encerramento das exportações de bois vivos teriam sido um dos principais fatores para a queda na movimentação de cargas no porto do Itaqui, segundo justificativa do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago. Segundo ele, foram embarcadas e desembarcadas ano passado 16,9 milhões de toneladas, bem abaixo do registro histórico de 21,8 milhões de toneladas em 2015, e menor também em 500 mil que o volume movimentado no ano de 2014.

Luxo - A Land Rover, fabricante britânica de icônicos SUVs premium, representada no estado pela São Luís Way, do Grupo Páteo, encerrou o ano de 2016 na liderança do segmento de luxo no mercado automotivo maranhense. O modelo campeão de vendas foi o Discovery Sport, que teve 79 unidades vendidas, ocupando a liderança de todo o segmento premium, seguido pelo Range Rover Evoque, com 33 unidades. Juntos, eles representam 79% das vendas de todo o mercado de luxo no Maranhão. 

Energia - A Omega inaugura nesta sexta-feira (27), em Parnaíba (PI), um Centro de Educação e o Laboratório de Energias Renováveis projetos voltados para a formação de mão-de-obra especializada e que serão fonte para captação de profissionais para os parques eólicos da empresa. 






Vicente Férrer (E), da Mardisa, e Marco Aurélio Garcia, da São Luís Way, comemoram os resultados de vendas dos ônibus Mercedes-Benz e dos SUVs Land Rover, que representam, respectivamente, em São Luís



Lifan - Na próxima terça-feira (31) a montadora chinesa Lifan e sua concessionária em São Luís, Auvepar, reunem profissionais de imprensa numa café da manhã, na sede da revendedora (Avenida dos Holandeses, próxima à Federação do Comércio, no Calhau), quando serão anunciadas as novidades para 2017, com destaque para o SUV Lifan X60, que é um sucesso de vendas desde 2014. Os dirigentes da Lifan vão mostrar também suas estratégias para driblar as dificuldades da crise econômica brasileira.

Senac - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para curso de pós-graduação à distância para monitoramento e gerenciamento de fases de um projeto, podendo participar graduados de qualquer área de negócio. O curso é reconhecido pelo Project Management Institute (PMI®), entidade mundial que também reconhece a instituição de ensino como um dos Registered Education Provider (REP®) ou Provedores de Educação Registrados, na tradução em Português.

Nenhum comentário: