1 de jan de 2017

Enxugamento da máquina sem gerar desemprego é o grande desafio dos novos prefeitos que tomam posse neste domingo

GIRO ECONÔMICO

Os 217 prefeitos do Maranhão, eleitos (ou reeleitos) em outubro, tomam posse neste domingo (1º de janeiro) com um grande desafio de evitar que os impactos dos necessários enxugamentos em suas administrações não agravem mais ainda a crise do desemprego no estado, principalmente porque na maioria das cidades o poder público é o maior empregador e dele depende o movimento do comércio e da indústria. 

Os números do Caged divulgados quinta-feira (29) mostram dados assustadores sobre a geração de empregos nos municípios. Em São Luís, por exemplo, o acumulado do ano registra o fechamento de 6.516 postos de trabalho e no período de dezembro de 2015 a novembro de 2016, este saldo salta para -11.332. Imperatriz, segunda maior cidade do estado, registra situação inversa, pois tem saldo positivo de 607 no ano e de 267 nos últimos 12 meses.

Dos 217 municípios maranhenses, foram analisados 111 nos quais foram empregadas, este ano, 126.950 pessoas e demitidas 139.815, ou seja, saldo de -12.865, enquanto de dezembro de 2015 a novembro de 2016, 135.973 empregados e 155.756 desempregados, gerando saldo de -19.756.

Bancos - As agências bancárias fecharam sexta-feira (30) para balanço de ano, não tiveram atendimento ao público e assim quem tem contas e carnês com vencimento nesta data ou no fim de semana poderá fazer os pagamentos nesta segunda-feira (02 de janeiro), quando os bancos reabrem, sem cobrança de multa por atraso. A Federação de Bancos lembra que no dia em que não há atendimento nos bancos o cliente pode utilizar caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários (lotéricas e Correios).

Associação - A nova diretoria da Associação Comercial do Maranhão, que será presidida por Felipe Mussalém, toma posse oficialmente na próxima quarta-feira (04), em sessão marcada para começar às 19h, na sede da entidade (Praça Benedito Leite – Centro), oportunidade em que a atual presidente, Luzia Rezende, fará uma prestação de contas, apontando suas principais realizações nos últimos quatro anos. A solenidade de posse festiva será dia 01 de fevereiro, quando os novos diretores se apresentarão à sociedade.

Sodomia - Apesar de outras teorias, o economista Gutembrg Lopes está convencido de que boa parte dos problemas econômicos do país está ligada a Sodomia e quem quiser tirar suas dúvidas sobre o que ele prega basta acessar o vídeo Conhecimento da Vida:Sexo, no Youtube. 






Ribamar Ewerton, da Marewer, encerrou 2016 como o campeão de títulos Carrinho de Ouro. No registro, ao centro com o filho, Renato, recebendo o troféu de Jorge Maria Portugal dos Santos (E), presidente das Aspas, e Iris Oliveira, diretor da Amasp


Administradores - O Conselho Regional de Administração (CRA) empossa na próxima quarta-feira (03) os novos conselheiros eleitos para o biênio 2017/18, em evento marcado para começar às 17h, no Hotel Premier, na Ponta D'Areia. Após a diplomação dos eleitos, será realizada a assembleia para escolha da diretoria executiva da entidade, podendo os candidatos a presidente e vice apresentarem suas chapas durante a reunião, com a relação também dos demais diretores, que administrar o órgãos nos próximos dois anos.

Mateus - O Grupo Mateus aprovou a criação de seis novas filiais, todas elas no setor de atacado, que vão atuar no novo Centro de Distribuição, que será construído no Distrito Industrial de São Luís, podendo ser a primeira empresa contemplada com o benefício de pagamento de apenas 3% de ICMS previsto em lei aprovada pela Assembleia Legislativa, pela qual para se qualificar a essa tarifa diferenciada a empresa precisa ter um capital social de R$ 100 milhões e garantir no mínimo 500 empregos diretos.


Nenhum comentário: