5 de jan de 2017

Ministério recebe até sexta-feira sugestões de governos e empresas para a elaboração da Lei Geral do Turismo

GIRO ECONÔMICO

Termina nesta sexta-feira (06) o prazo para que representantes do trade turístico encaminhem ao Ministério do Turismo suas propostas para a nova Lei Geral do Turismo. Os encaminhamentos serão feitos tendo como base o documento produzido pela área técnica do MTur e apresentado pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, na última reunião do Conselho Nacional de Turismo em 07 de dezembro. A meta é que o texto seja aprovado no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre de 2017. 

No documento, o MTur avança sobre temas como a redução da diária de 24 horas para hospedagem, a inclusão de albergues e hostels como conceito de hospedagem, o direcionamento das receitas com as cobranças de multas para os entes executores da fiscalização.O texto sugere, ainda, o reconhecimento dos cruzeiros aquaviários como prestadores de serviços turísticos, além do fortalecimento de profissões regulamentadas e reconhecidas do setor, como os guias de turismo e turismólogos.

As alterações serão fundamentais para o fortalecimento do turismo doméstico e para a atração de turistas internacionais.

Crise - Em visita ao governador em exercício, Carlos Brandão (PSDB), o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que deverá ser o novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), manifestou-se preocupado com a crise econômica, pois pode afetar seriamente as administrações municipais, já que as transferências estaduais e federais para as prefeituras dependem da arrecadação tributária e se não houver uma recuperação da economia vai faltar dinheiro para saúde, educação, assistência social etc.

Feiras  - Empossado secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, terça-feira (03), o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) disse que trocou o parlamento municipal, para onde foi levado com uma expressiva votação, por um cargo no Executivo porque pretende não apenas impulsionar a produção agropecuária da capital, mais, principalmente, melhorar as condições das feitas e mercados públicos da cidade, a fim de que possam oferecer mais segurança alimentar para quem os frequenta.

Vale - A Vale reúne profissionais de imprensa e outros convidados, quinta-feira (12) da próxima semana, para apresentar os novos diretores da mineradora e de um balanço das realizações em 2016 no estado.









Felipe Mussalém e seu vice, Fabrízio Duailibe, foram empossados nesta quarta-feira (04) para comandar a Associação Comercial do Maranhão pelos próximos quatro anos


Abalou - Os ligeiros abalos sísmicos registrados em São Luís, terça-feira (03), foram sentidos em diversos pontos da cidade e em alguns edifícios os efeitos foram sentidos com mais intensidade, daí porque alguns chegaram a ser esvaziados, mas depois escritórios, consultórios, lojas etc que funcionam nesses espaços voltaram a funcionar normalmente, com exceção, claros, das repartições públicos, pois temendo morrerem soterrados por um terremoto de grandes proporções os servidores foram pra casa.

Esquecido - Houve um tempo em que o destino Lençóis Maranhenses era lembrado como um dos mais interessantes do Planeta, e chegou até disputar título de maravilha natural do mundo, mas isto é coisa do passado. Pesquisa do Ministério do Turismo com turistas de vários países da América Latina revela quais são os lugares mais desejados do Brasil: Jericoacoara (CE), Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Arraial do Cabo (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Tiradentes (MG).

Nenhum comentário: