11 de jan de 2017

Produção de grãos deve aumentar 49,6%, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento

GIRO ECONÔMICO

A estimativa da safra de grãos 2016/17 divulgada nesta terça-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma um crescimento de quase 50% da colheita de grãos no Maranhão, pois devem ser 3,713,6 milhões de toneladas contra 2,481,7 milhões de toneladas da safra 2015/16, o que dá uma variação 49,6%. 

Esse crescimento se dá apesar da pequena variação da área plantada, que subiu 1,420,1 milhão para 1,453,3 milhão de hectares, um aumento de 2,3%, porém houve um crescimento expressivo na produtividade, que, na safra passada, foi de 1,748 mil quilos por hectare e na atual deve chegar a 2,555 mil quilos por hectare, uma variação de 46,2%. Um dos exemplos de crescimento é a produção de milho, que sai de 874,4 mil para 964,6 mil toneladas (aumento de 10,3%), enquanto na outra ponta está o feijão, que vai de 39,3 mil para 36,6 mil toneladas, ou seja, 6,9% a menos.

O pior desempenho é do arroz, com queda de 35,1%, já que foram colhidas na safra passada 268,3 mil toneladas e nesta serão 174,1 mil, enquanto a soja tem o melhor, saindo 1,250,2 milhão para 2,492,1 milhões de toneladas, ou seja, 99,3% a mais.

Jericoacoara - A Azul planeja iniciar, em abril, voos exclusivos para Jericoacoara, no litoral cearense, um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. A companhia pretende ofertar quatro frequências semanais com saída do Recife, e a conectividade a partir da capital pernambucana, de São Paulo (Viracopos e Guarulhos) e Belo Horizonte permitirá a clientes de várias regiões do país e do exterior chegar rapidamente à nova base doméstica da empresa. 

Simulado - Realizado com sucesso, domingo (08), o simulado do Hospital São Domingos para atendimento de pessoas em casos de acidentes com múltiplas vítimas, realizado no estacionamento do Shopping da Ilha, de onde os “acidentados” foram encaminhados ao hospital. A iniciativa atende diretrizes de segurança ao paciente contidas no Programa de Acreditação Internacional (QMentum) da Canada Accreditation Internacional, que atua na implementação de melhorias em serviços do São Domingos.

Plenária - Realiza-se nesta quarta-feira (11) a primeira sessão plenária da Associação Comercial do Maranhão sob comando da diretoria empossada no último 04. No encontro, os diretores da entidade vão definir as prioridades para as ações dos próximos dois anos.




O vice-governador Carlos Brandão (E) encerra nesta quarta-feira (11) a interinidade à frente do Palácio dos Leões, que foi marcada por grandes eventos, dentre eles a assinatura com o ministro dos Transportes, Marcelo Quintella, para continuidade das obras de duplicação da BR 135



Liderança - A marca BMW, em São Luís representada pelo Grupo Dalcar, encerrou a temporada de 2016 como a mais vendida do segmento premium no Brasil, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com 11.860 unidades licenciadas, a montadora superou as também alemãs Audi e Mercedes-Benz, de acordo com a entidade que representa as fabricantes de autos no País. Nos últimos sete anos, a BMW liderou seis vezes o mercado automotivo premium nacional.

Equestre - Luís Almeida, do Haras 4 Irmãos, apresenta nesta quinta-feira (12), às 20h, no Feijão de Corda da Avenida Litorânea, a programação do Maranhão Horse Season, que será realizado de 18 a 22 deste mês, com participação de representantes da China, Brasil, México, Chile e Estados Unidos. Consta da programação o Mundialito de Tambor e Baliza, de 13 a 15. Está prevista ainda a assinatura de um convênio entre Brasil e China para troca de experiências na modalidade esportiva.

Nenhum comentário: