15 de jan de 2017

Senai abre inscrições para 55 cursos profissionalizantes que serão realizados em São Luís até o mês de março

GIRO ECONÔMICO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias, divulgou sua grade de cursos de janeiro e março, com um total de 55 nas modalidades de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional. As aulas começam em fevereiro, nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Itaqui Bacanga, Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo) e Distrito Industrial (Tibiri), com carga horária de até 1600 horas nas mais diversas áreas de atuação na indústria, como construção, meio ambiente, metal mecânica, alimentos, vestuário, tecnologias da informação e comunicação, dentre outras que inclusive foram indicadas no Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Senai Nacional.

O estudo apontou a necessidade de se capacitar 145.731 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação no Maranhão. 

Senac - Ao discursar na solenidade de comemoração dos 71 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), terça-feira (10), o presidente do Sistema Federação do Comércio, José Arteiro da Silva, ao destacar as contribuições do órgão para o desenvolvimento social e econômico do estado, destacou: “O compromisso do Senac é melhorar a vida das pessoas, organizações e comunidades, graças aos cursos e atendimentos gratuitos realizados em todo o país para os brasileiros de baixa renda”.

Lifan - O alto comando da montadora chinesa Lifan estará em São Luís no final de janeiro para o evento em conjunto com sua concessionária, a Auvepar, para apresentação do seu desempenho em 2016 e as novidades com que pretende agredir o mercado em 2017. A empresa tem como principais produtos o X60 Talents, o X60 Vip, Lifan 530 e o mini caminhão Faison, veículos que ganharam a simpatia dos brasileiros, tendo fechado o ano de 2016 com 10,33% de participação no segmento de importados. 

Na EBC - Anna Graziella, que foi chefe da Casa Civil de Roseana Sarney, aguarda apenas o OK do presidente Michel Temer para ser efetivada diretora da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), mas járecebeu confirmação de que vai para o cargo do ministro Eliseu Padilha, Chefe da Casa Civil da Presidência da República. 






Na comemoração dos 71 anos do Senac, José Arteiro e José Ahirton Lopes, com os homenageados Matheus Lobato (melhor garçom do Brasil), Arlete Pereira (servidora com 30 anos no órgão) e o instrutor do Restaurante Escola Edson Pereira (D)



Financiamento - O ano de 2016 fechou com 4.654.014 veículos financiados, resultado que mostrou queda de 12,4% em relação ao mesmo período de 2015. As unidades usadas tiveram melhor desempenho em relação às novas, com um total de 2.913.930 financiamentos (recuo de 2% ante 2015), enquanto os 0K somaram 1.740.084 unidades (recuo de 25,6%). Os números são da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras.

Escudo - O primeiro empreendimento do Minha Casa Minha Vida Faixa 1,5 já foi lançado pela Escudo Engenharia, do empresário José Augusto Duailibe, o Condomínio Plaza das Flores II (2º etapa). Lançada no fim do ano passado pelo Ministério das Cidades a modalidade era uma antiga reivindicação dos empresários da construção civil e das entidades patronais do setor, que reclamavam da existência de uma grande lacuna entre os que estavam na Faixa 1 (renda de até R$ 1,8 mil) e os da Faixa 2 (até R$ 3,6 mil).

Nenhum comentário: