18 de jan de 2017

Sudene debate projeto da ferrovia Transnordestina a fim de viabilizar financeiramente conclusão da obra

GIRO ECONÔMICO

Obra estratégica para incrementar a atividade econômica nordestina, a Ferrovia Transnordestina foi tema de reunião semana passada entre a equipe técnica da Sudene, parlamentares da região e TSLA, empresa responsável pelo empreendimento. O encontro buscou agregar atores importantes no desenvolvimento do projeto para, juntos, tratarem alternativas para dar maior celeridade ao andamento das obras. 

Segundo a TSLA, já foram construídos 600 km dos 1753 km que integram o projeto, representando 52% de evolução física da obra. A ferrovia, que já recebeu R$ 6,3 bilhões em investimentos, tem capacidade de transporte de carga estimada em 30 milhões de toneladas por ano, entre grãos, combustíveis, minério de ferro e outras cargas. A autarquia coordena os repasses dos recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

“É preocupação da Sudene unir esforços para garantir o andamento das obras”, disse o superintendente Marcelo Neves. 

Arroz - O primeiro leilão de 2017 para venda de arroz em casca dos estoques públicos será realizado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que está ofertando 7,1 mil toneladas estocadas em armazéns do Rio Grande do Sul. Para adquirentes sediados fora do estado do Rio Grande do Sul, haverá a cobrança da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, nas cidades de São Borja e Santa Vitória do Palmar.

Telefonia - São José do Ribamar, Codó, Viana e Curupuru são as novas cidades do Maranhão com o 4G ativo da TIM, que encerrou 2016 na liderança com esse tipo de cobertura no país, presente em mais do que dobro de municípios alcançado pela operadora que está na segunda colocação. A empresa atingiu a marca de 1.246 cidades com sua rede de quarta geração, um incremento de 200% em relação ao número de municípios cobertos no fim de 2015, sendo que no território maranhense passam a ser onze com essa tecnologia.

Estádios - Caberia uma ação do Procon para verificar as condições dos estádios de futebol que a partir deste fim de semana recebem partidas do Campeonato Maranhense, pois, segundo a Federação de Futebol, a maioria está sem laudo, portanto é provável que nestes os jogos sejam com portões fechados, num prejuízo ao consumidor.




Em visita oficial ao governador Flávio Dino, o presidente da Associação Comercial, Felipe Mussalém, acompanhado de diretores e dos secretários Marcelo Tavares (E), da Casa Civil, e Simplício Araújo (C), da Indústria e Comércio


Programas - Ao receber dirigentes da Associação Comercial do Maranhão segunda-feira (16), quando foi convidado oficialmente para a solenidade de posse da nova diretoria, dia 1º de fevereiro, o governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou programas do Governo do Estado, que, segundo ele, vêm fazendo diferença no estímulo à atividade empresarial: Bolsa Escola, Cheque Minha Casa e Mutirão Rua Digna, que teriam sido amplamente debatidos no Conselho Empresarial do Maranhão (CEMA) antes dos lançamentos.

Reitora - A professora Elizabeth Fernandes foi empossada nesta quarta-feira primeira reitora da. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), em solenidade a ser realizada no Palácio do Comércio, em Imperatriz. Criada dia 1º de novembro de 2016, a UemaSul levará novos cursos para o Sul do estado. A oferta considerará estudos do arranjo produtivo regional e resultará da ampla discussão com a sociedade civil e comunidade acadêmica, que iniciará o funcionamento no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: