14 de fev de 2017

Calendário sobre pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia será divulgado nesta terça-feira

GIRO ECONÔMICO

Nesta terça-feira (14), será divulgado o calendário de saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A renda extra vem em boa hora, mas é preciso cuidado para não colocar em risco a reserva financeira construída após meses - ou anos - de trabalho, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Segundo ele, caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar totalmente alguma dívida em atraso, é interessante agir dessa forma, porém é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, avalie a opção de investir o valor para ter força para negociar no futuro.

De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar a situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar em parcelas dentro do orçamento mensal.

Funasa - O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, anuncia nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, investimentos na área de saneamento em várias regiões do Maranhão, oportunidade em que as prefeituras vão receber orientações sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). As ações são voltadas para melhorias sanitárias domiciliares, saneamento rural, sistemas de abastecimento de água e elaboração dos PMSB em municípios com população até 50 mil habitantes. 

Carajás - Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Instituto Tecnológico Vale lançaram, semana passada, o primeiro volume sobre estudos da vegetação da Serra de Carajás, no Pará. A publicação reúne o trabalho de 55 botânicos e de 22 instituições do Brasil e do exterior, que reuniram informações sobre 139 gêneros e 248 espécies da flora da região. O projeto Flora das cangas da Serra dos Carajás, Pará, Brasil é desenvolvido desde 2015 e conta com colaboração de botânicos do Brasil e do exterior. 

Telefonia - A Tim passa a ser a primeira operadora do Brasil a ter serviços digitais incluídos nas franquias dos novos planos controle, sem cobrança adicional e individual dos produtos. Para apresentar as novidades dos planos Controle, a empresa lançou uma campanha que aborda todos os benefícios aos clientes.





No encerramento do encontro de avaliação do Senac das ações desenvolvidas em 2016 e as metas para 2017, o presidente da Federação, José Arteiro, e o diretor regional do órgão, Ahirton Lopes, com diretores e gerentes das unidades estaduais



Eventos - Os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteiam apoio financeiro do Ministério do Turismo para a realização de eventos já podem inscrever os projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal para a análise técnica das propostas cadastradas. A página do Siconv ficará aberta até o dia 9 de março. Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de caráter impositivo, não estão incluídos nessa etapa de inscrições. 

Vaquejada - O Plenário do Senado deve votar na terça-feira (14), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que permite a realização das vaquejadas e dos rodeios. Na última quinta-feira (09) foi encerrada a discussão em primeiro turno. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ressaltou que a PEC trata de uma cultura nordestina que emprega mais de 700 mil pessoas. Segundo ele, além de cuidar da questão de bons tratos aos animais, a proposta visa a geração de empregos e rendas.

Nenhum comentário: