23 de fev de 2017

Inmetro baixa novas normas sobre obrigações para os comerciantes varejistas de autopeças

GIRO ECONÔMICO

Alerta aos comerciantes de autopeças: O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) chama atenção para a obrigatoriedade da comercialização de componentes automotivos certificados, conforme a Portaria n° 301, de 21 de julho de 2011, e isto certamente vai atiçar também a fome de multa dos fiscais do o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). 

Fazem parte da portaria: amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas para veículos automotivos.

A obrigatoriedades teria início em julho de 2014, mas após reivindicações do setor por novos prazos em função dos altos estoques na distribuição e no varejo, nova portaria (n° 29, de janeiro de 2015), estabeleceu que as exigências passariam a vigorar a partir de 1º de janeiro deste ano.

Aeroporto - A partir desta quinta-feira (23), quem chega a São Luís pela via aérea vai encontrar um ambiente mais confortável para seus desembarque, pois a Infraero inaugura uma nova sala, com 800 metros quadrados de área, climatização, duas novas esteiras de restituição de bagagem e um novo conjunto de sanitários. A nova estrutura estava em operação assistida desde o ano passado. Esse processo é necessário para que sejam verificados todos os sistemas que estão sendo disponibilizados aos usuários.

Avicultura - O Ministério da Agricultura baixou nesta terça-feira (21) uma instrução normativa que determina aos criadores de aves tomarem medidas para evitar a contaminação com a gripe aviária. Os produtores terão prazo de um ano para se adaptar às novas regras. Entre as medidas a serem tomadas está instalação de telas, isolando os animais criados de aves silvestres em todos os locais de produção. Os criadores terão ainda de instalar arcos de desinfecção para descontaminação de veículos que transitam nas propriedades.

Patrocínio - Alguns clubes de futebol estão se perguntando se devem ou não colocar a logomarca da Cemar em seus uniformes, pois a empresa é patrocinadora do Campeonato Maranhense pela Lei de Incentivo ao Esporte, mas quem se apresenta como repassador do dinheiro é o Estado. E aí? 





Na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, Alexandre de Moraes, defende suas credenciais para ministro do Supremo sob o olhar atento do presidente da CCJ, Edison Lobão


Privatização - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulga nesta sexta-feira (24) os primeiros editais para concessão de empresas estaduais de saneamento para a iniciativa privada. Os pregões eletrônicos ocorrerão em seis estados do Norte e do Nordeste e vão conceder ao setor privado por 20 anos a tarefa de universalizar o serviço de água e esgoto nessas regiões. Ano passado, 18 estados aderiram ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Nissan  - Faltando poucas semanas para seu lançamento no mercado brasileiro, a nova Nissan Frontier, que é representada pela Concessionária Intercar, chega ao mercado brasileiro bem adaptada em termos dinâmicos. Como nas gerações anteriormente, o utilitário recebeu atenção especial da engenharia brasileira para itens como a suspensão, que foi preparada para trabalhar com conforto nos irregulares pavimentos do país, ampliando em muito a quilometragem rodada em seu desenvolvimento global.

Nenhum comentário: