28 de fev de 2017

Pesquisa da Fiema mostra a produção industrial no Maranhão em ascensão pelo quarto mês consecutivo

GIRO ECONÔMICO

O volume de produção na indústria maranhense manteve-se em crescimento pelo quarto mês consecutivo, com o aumento de 7,6 pontos em janeiro de 2017, ficando em 48,4 pontos, próximo dos 50. É o que revela a Sondagem Industrial do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no período de 1º a 13 de fevereiro. Segundo a pesquisa, o aumento foi de 6,3 pontos nas pequenas empresas. 

Já nas empresas de médio e grande porte, o aumento foi maior (8,3 pontos) e o índice atingiu a marca dos 50 pontos. Nacionalmente, o índice de volume de produção registrou aumento de 3,5 pontos e atingiu 44,2 pontos. No Nordeste, o índice continuou em queda ao variar de 47,1 pontos para 44,4 pontos.

O emprego nas indústrias continua em crescimento, de acordo com o estudo. O índice registrou aumento de 4,0 pontos em janeiro, e alcançou 45,7 pontos. Já o nível médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi de 66%, apresentando uma variação negativa de 5,0 pontos percentuais. Leia reportagem completa e Maranhão Hoje.

Cidadania - O empresário Felipe Mussalém, que preside a Associação Comercial do Maranhão, vai ser homenageado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Maranhense, projeto de autoria do deputado Othelino Neto (PCdoB). Natural de Recife (PE), Mussalém pertence a uma família que se destaca por empreendimentos no ramo educacional (Colégio e Faculdade Santa Fé) e ele também é educador, já tendo exercido também o cargo de presidente da Associação dos Jovens Empresários (Aje-MA). 

Bancos - A partir de setembro, as instituições financeiras não poderão mais cobrar juros de mercado por atrasos em pagamentos, conforme proibição do Conselho Monetário Nacional. Hoje os bancos podem cobrar multa, juros de mora (juros punitivos por dia de atraso) e juros remuneratórios sobre parcelas em atraso. Em relação aos juros remuneratórios, os bancos tinham a liberdade de fixar a taxa com base nos juros definidos na assinatura do contrato ou nas taxas de mercado sobre as novas operações.

Lava Pratos - Enquanto nas demais cidades os tambores silenciam e os palcos são desmontados por conta do encerramento do carnaval, em São José de Ribamar começam os preparativos para um dos mais tradicionais carnavais fora de época, o Lava Pratos, que será realizado neste fim de semana.







Afonso Manoel e Helena Dauilibe aproveitam o feriado do carnaval para se dedicarem a eventos voltados para reflexão religiosa


Retiro - O vereador Afonso Manoel e a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, trocaram a folia de Momo por momentos de reflexão religiosa neste período de carnaval, desde domingo (26) participam de três retiros católicos: Shalom, Coléfio no Upaon Açu; Louvor e Adoração, Colégio no Dom Bosco; e do Rebanhão, no Ginásio Castelinho. De acordo com o Afonso Manoel, a participação do casal nas atividades reflete a sua fé cristã e também um agradecimento as graças recebidas.

Entidades - A Associação Comercial do Maranhão não terá sessão plenária esta semana, pois o dia das reuniões será marcado pela ressaca dos três dias de carnaval, já que muitos diretores ainda estão ausentes da cidade, portanto somente na próxima semana haverá reunião. Na comemoração do início da Quaresma, nesta Quarta-Feira de Cinzas (1º de março), o expediente nas empresas e nas agências bancárias será somente a partir do meio-dia, ou seja, há também muito o que se organizar para recomeçar as atividades.

Nenhum comentário: