22 de fev de 2017

Produtores de soja do Maranhão demonstram otimismo com nível da produção deste ano após início da colheita

GIRO ECONÔMICO

Começou nesta terça-feira (21), em Balsas, a colheita de soja da safra 2016/17, num evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), com apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. Sobre a importância desse evento, fala o presidente da Aprosoja-MA: “É uma data comemorativa. Recebemos várias entidades e outras convidadas. São mais de 15 municípios ao redor de Balsas, no sul do Maranhão, juntamente com a prefeitura. 

A dinâmica começa às 9h com o plantio da safra. Será divulgado um vídeo institucional mostrando que Balsas está preparada para o agronegócio. A iniciativa boa de reunir agricultores, associações, prefeituras e estados, Esta foi a grande iniciativa para promover o agronegócio no estado”.

O Maranhão plantou cerca de 780 mil hectares de soja e em algumas regiões, como no oeste, ainda falta cumprir 10% da área plantada, entre 5 e 10 mi hectares. No sul do estado a colheita começou no fim de janeiro. 

Desembarque - Entra em operação nesta quinta-feira (23) a nova sala de desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. A estrutura conta com 800 m² de área, climatização, duas novas esteiras de restituição de bagagem, e um novo conjunto de sanitários. A nova área proporciona aumento dos níveis de serviços e conforto oferecido aos usuários do aeroporto, ampliando a percepção de passageiros, empresas aéreas e demais órgãos que atuam no termina quanto aos serviços prestados pela Infraero. 

Servidores - Será realizada às 15h desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, audiência pública para que sejam debatidos o reajuste de salários dos servidores públicos estaduais e a Medida Provisória Nº 230/17, de autoria do Poder Executivo, que prevê reajuste de gratificações, mas não de salários dos professores da rede estadual, o que vem sendo contestado pela base dos educadores. Dois deputados apresentaram requerimento sugerindo o debate: Wellington do Curso (PP) e Eduardo Braide (PMN).

Agropecuários - Nesta quarta-feira (22), o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), Francisco Saraiva Júnior, reúne-se com fiscais estaduais agropecuários do Ceará para apresentar a pauta nacional da categoria nas lutas a serem enfrentadas em 2017. Só não pode reivindicar concurso público no Maranhão.







Alunos das escolas Anna Adelaide Bello (São Luís) e Marly Sarney (Imperatriz) do Sesi Maranhão participaram do Festival de Robótica em Minas Gerais, onde a instituição ficou com segundo melhor trabalho entre os apresentados no evento


Armas - O deputado Edilázio Júnior (PV) apresentou à Mesa Diretora a Indicação nº 096/17 para que seja encaminhado ao governador Flávio Dino expediente com vistas a isentar do ICMS armas de fogo, munições, coletes a prova de bala e outros equipamentos utilizados tanto pelas forças militares quanto empresas de segurança privada. Segundo ele, a arma de fogo está entre os dez produtos com a mais elevada carga tributária do país, tendo o alcance de mais de 70% sobre o valor do produto, o que penaliza as empresas do setor. 

Israel - O Banco do Nordeste levará três empreendedores de startups da região para intercâmbio de uma semana em Israel, país considerado polo mundial de inovação. Serão selecionados projetos que foquem uso eficiente e reuso de água, smart cities (cidades inteligentes) e uma terceira iniciativa de tema livre, definidos por chamada pública, com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever até o dia 03 de março pela internet na página do Hub Inovação Nordeste (Hubine): hubine.bnb.gov.br.

Nenhum comentário: