26 de mar de 2017

Aumenta o movimento de cargas no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, segundo a Infraero

GIRO ECONÔMICO

O movimento de cargas no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, em São Luís, segundo estatística da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), registrou um aumento 44,5% em fevereiro deste ano (101 toneladas) na comparação com o mesmo mês de 2016 (69,9 toneladas) e no acumulado dos dois meses, o aumento foi de 15,5%, com o registro de 175 toneladas este ano contra 151,1 em 2016, mas na soma dos dois aeroportos (capital e Imperatriz) houve uma queda no acumulado dos dois meses, apesar do desempenho positivo de fevereiro, pois houve mês passado um registro de 118 toneladas contra 101,4 de 2016, e nos dois meses, 217,3 toneladas este ano contra 204,8 do ano passado. 

A diferença deve-se à retração de Imperatriz, que em fevereiro passado registrou 17 toneladas contra 31,5 de 2016 e nos dois meses, 29,9 toneladas, este ano, contra 66,2 de 2016.

Um dos fatores que mais explicam este aumento no movimento de cargas na capital é a expansão do e-commerce, ou seja, cada vez mais pessoas estão fazendo suas compras fora do estado, o que faz crescer a demanda de transporte.

Histórico - O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho, participa, quarta-feira (29), da sessão plenária da Associação Comercial do Maranhão, onde apresentará para a classe empresarial as ações que estão sendo desenvolvidas para recuperação e revitalização da Praia Grande e outros bairros da área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Trata-se de um dos principais pontos de visitação turística da capital, mas que passa por momento delicado, com insegurança, falta de conservação etc.

Odebrecht - O condomínio Residencial São José, no município de São José de Ribamar, será o primeiro visitado pela equipe móvel da Odebrecht Ambiental, criada para levar orientação e solução de problemas às comunidades atendidas pela empresa, também em Paço do Lumiar. O atendimento nessa comunidade foi iniciado sexta-feira (24) e se estende até a próxima terça-feira (28). As equipes utilizam uma van equipada para esse tipo de atendimento que visa a aproximar mais ainda a empresa dos clientes.

Impostos - É quase certo que o pleno do Tribunal de Justiça vá rejeitar a ação da OAB-MA contra a lei estadual que elevou as alíquotas de ICMS, já que se trata de uma prerrogativa do governador esse tipo de reajuste. O julgamento será quarta-feira (29).



O pró-reitor de Extensão do IFMA, Fernando Carvalho de Lima, com o presidente da CDL de São Luís, Fábio Ribeiro, com quem debateu uma parceria voltada para o comércio. Também no registro, Antônio Froes (E) e José Pinto



Imperatriz - A partir deste domingo, o Aeroporto Prefeito Renato Moreira, de Imperatriz, terá horário de operações diferenciado. De segunda-feira a sábado, o terminal passará a funcionar de 1h às 19h e aos domingos, de 6h às 22h. O objetivo da mudança é atender a demanda das empresas aéreas que operam no Aeroporto de Imperatriz, de modo que a população continue contando com outras opções de voo. Atualmente, o aeroporto conta com cinco voos diários (três da Latam e dois da Azul). Em 2016, o terminal maranhense registrou 284.231 embarques e desembarques, e 6.292 pousos e decolagens.

Ecologia - Ao proferir palestra, sexta-feira (24), na Federação das Indústrias, o ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, disse que o quadro dos rios maranhenses é preocupante, pela escassez de água, assoreamento e a poluição que atinge os principais cursos d’água. A bacia do Parnaíba, compartilhada com Piauí e Ceará, por exemplo, tem como importante afluente o rio Balsas, que apresenta níveis críticos de água, o que gera conflitos de uso, por isto defendeu a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Nenhum comentário: