24 de mar de 2017

Cleomar Tema considera complexo para as prefeituras um sistema de aposentadoria próprio dos servidores públicos

O prefeito Cleomar Tema (foto), de Tuntum, que preside a Federação dos Municípios, não vai adotar nem aconselha prefeitos a adotarem também, um sistema previdenciário próprio para aposentadoria do funcionalismo público, tal como ficou no texto alterado da reforma da Previdência Social, em tramitação no Congresso Nacional.

Tema acha o tema complexo, portanto prefere esperar o que vai ser dito no texto final da reforma geral para seguir o for aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo Nacional.

O problema é que os servidores municipais e estaduais foram retirados das regras para aposentadoria, cabendo aos governadores e prefeitos adotarem suas próprias regras, o que deixou mutos gestores preocupados, pois caberá a eles correr o risco do desgaste com os futuros aposentados, conforme aquilo que vão propor às assembleias legislativas e câmaras municipais.

Além da complexidade, Tema diz que uma Previdência Municipal pode se tornar um problema futuro, com possíveis riscos de desvio de dinheiro do trabalhador, o que pode gerar desgastes para as prefeituras.

Nenhum comentário: