5 de mar de 2017

Vendas de veículos em São Luís no mês fevereiro dão sinais de recuperação quando se compara com 2016

GIRO ECONÔMICO

Apesar da queda nas vendas em fevereiro, na comparação com janeiro, os empresários do ramo automotivo de São Luís têm o que comemorar, pois o desempenho do mês, na comparação com fevereiro de 2016 apresentou resultado positivo, o que demonstra ter havido, ainda que timidamente, uma recuperação no setor. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos no Maranhão, em fevereiro, despencaram 16,81%, pois foram comercializados 5.771 veículos contra 6.937 de janeiro. 

Na capital, foram 1.607 contra 1.755 do primeiro mês do ano, ou seja, -8,43%. Na comparação com fevereiro do ano passado, a queda no estado foi de 14,68%, já que no mesmo mês de 2016 foram 6.764, mas na capital houve uma variação positiva de 0,94%, pois em fevereiro de 2016 tinham sido 1.592.

Ainda sobre as vendas de fevereiro, o segmento de motos teve desempenho negativo no estado – 3.954 em fevereiro contra 4.826 de janeiro (-18,7%), mas positivo em São Luís – 608 contra 586 - o que dá uma variação de 3,75%.

Segurança - O Serviço Social da Indústria (Sesi) realiza na próxima terça-feira (07), às 18h30, na Federação das Indústrias, na Cohama, workshop empresarial sobre redução de custos com absenteísmo, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, em que será analisada a importância da gestão em saúde e segurança do trabalho como estratégia para maior competitividade nos negócios. O especialista em desenvolvimento industrial de Qualidade de Vida Gustavo Nicolai, médico do trabalho, será o palestrante do evento.

Guserias - Mais duas indústrias de ferro-gusa encerraram suas atividades em Açailândia: Guarani e Pindaré desativaram os fornos na última semana de fevereiro e com isto foram fechados 800 postos de trabalho no município. Das sete indústrias que funcionavam no estado apenas duas estão em operação, Viena e Nordeste (que destina boa parte de sua produção para transformação em aço). O presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro-Gusa (Sifema), Cláudio Azevedo, não acredita em recuperação do setor a curto prazo.

Fraldas - O Grupo Mateus promove, segunda e terça-feira, a campanha “Black Fraldas”, voltada para comercialização de fraldas descartáveis com descontos especiais. A campanha conta com apoio das grandes marcas desses produtos.






Cláudio Calzavara (C) é o novo presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e vai suceder Osvaldino Pinho (E), que passa a ser vice-presidente. Ainda no registro, Militão Gomes Filho, diretor da entidade



Ademi - O empresário Cláudio Calzavara, proprietário da Treviso, está de volta ao comando da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi-MA), onde sucederá Osvaldino Pinho, da Lastro Engenharia. A assembleia para eleição da nova diretoria foi realizada antes do carnaval e houve apenas umA inversão de posições, ou seja, Cláudio, que era vice, passou a ser titular e Osvaldino passou à condição de vice. A posse formal ainda não tem data marcada.

Hotelaria - Dos 26 hoteis que a BHG vai transferir para a Accor Hotels, apenas um no Maranhão, o Soft Inn, localizado na Praia de Ponta d´Areia em São Luís, faz parte do acordo, ou seja, a empresa pretende continuar administrando o Praiabella, no Calhau, e o American Flat, na Ponta d´Areia, mas dificilmente renovará contrato para continuar à frente do Flat Solare Lençóis, em Barreirinhas, pois semana passada os condôminos realizaram uma assembleia em que ficou decidido que ela só continuará na gestão até 31 de maio.

Nenhum comentário: