2 de abr de 2017

Flávio Dino tem 62% de aprovação, segundo Exata; se pesquisa do Ibope fosse no Maranhão, Temer teria 41%

Se a pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o desempenho do governo de Michel Temer (PMDB) tivesse sido contratada por uma instituição local e fosse divulgada apenas por veículos de comunicação (incluindo-se blogs) do Maranhão, a aprovação do presidente seria de 41%, pois aqui Regular é sempre interpretado como positivo, ou seja, aprovação.

Neste domingo, por exemplo, o Jornal Pequeno publicou mais uma pesquisa do Instituto Exata sobre a percepção dos maranhense diante do governo de Flávio Dino (PCdoB). De acordo com os números, 62% aprovam, enquanto 36% desaprovam. Qual o percentual dos que acham o governo regular? Ninguém sabe, pois o instituto não mostra, mas certamente está dentro da aprovação e não da reprovação.

A pesquisa diz também que 46% acham que Flávio Dino faz um governo melhor que o anterior, enquanto 15% acham que faz pior. Como faltam 39% para fechar a conta dos 100%, é provável que a maioria dos que estão neste vácuo ache igual ao passado, mas o instituto não revela as planilhas, dificultando o entendimento dos leitores sobre o que realmente pensa a população maranhense.

Mas votemos ao números de Temer. Segundo o Ibope, 10% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, 31% como regular, 55% como ruim ou péssimo e 4% não sabem ou não responderam. Se fosse divulgada aqui no Maranhão, seria simples: 41% aprovam o governo e 55% desaprovam.

Nenhum comentário: