21 de abr. de 2017

Maranhão fica em primeiro lugar em vendas financiadas de motocicletas na região Nordeste no mês de março

GIRO ECONÔMICO

Ao somar 11.281 motos financiadas no primeiro trimestre do ano, o Maranhão manteve a liderança no ranking de financiamentos da categoria na região Nordeste e passou a ocupar a quarta posição no ranking nacional. No total, entre automóveis leves, motos e pesados, estado atingiu 23.099 veículos financiados, entre janeiro e março, uma queda de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. 

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

O Nordeste totalizou 204.618 veículos financiados no primeiro trimestre do ano, avanço de 2,2% em relação ao mesmo período de 2016. Ao somar 55.780 motos vendidas a crédito, a região atingiu a vice-liderança no ranking de financiamentos da categoria em todo o Brasil, atrás do Sudeste.

Frente - Uma nova frente parlamentar está sendo criada na Assembleia Legislativa, esta por iniciativa do deputado Adriano Sarney (PV), voltada para defesa das micro e pequenas empresas. Quarta-feira (19), ao participar de sessão plenária da Associação Comercial do Maranhão, ele aproveitou para convidar dirigentes de todas as entidades ali representadas para se engajarem nos debates, a fim de subsidiarem os parlamentares com informações que possam gerar decisões a favor da economia estadual.

Milho - Para sinalizar garantia de preço aos produtores de milho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará vários leilões de Contrato de Opção de Venda (COV) do produto, podendo ser adquiridas até 1 milhão de toneladas do grão produzido em Mato Grosso. O COV é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural e/ou cooperativa o direito de vender seu produto para o governo a preço previamente fixado, protegendo-o, com isso, contra os riscos de queda nos preços no mercado. 

Palestra - O governador Flávio Dino não tira folga nem no feriado. Nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, ele vai proferir às 15h, palestra a rotarianos do Maranhão, Piauí e Ceará, reunidos no Hotel Pestana, aos quais falará sobre a economia do Maranhão.







Na palestra a empresários, quarta-feira, na Associação Comercial, o ministro Sarney Filho com o deputado Adriano Sarney (E) e os empresários Edilson Baldez (Fiema), Felipe Mussalém (ACM) e Márcia Nadler (ACM)



Estação - Quarta-feira (19), na Associação Comercial, o ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, começou a listar as realizações de sua pasta em Barreirinhas até que foi interrompido por uma empresária do município, que o alertou para o fato de a Estação para VisitanteS ainda não estar nem com as obras iniciadas. Desconcertado, o ministro disse que é por isso que gosta desse tipo de reunião, com as pessoas que vão ser beneficiadas pelas obras públicas, pois acabam corrigindo o que os técnicos garantem estar feito.

Turismo - O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Maranhão (Abrasel-MA), Ithamar Jorim, dá um depoimento sobre como o rigor de fiscalização nos Lençóis Maranhenses pode atrapalhar o turismo. Ano passado, um veículo seu para transporte de passageiros até às piscinas naturais foi multado em R$ 500, porque no seu interior havia uma caixa de isopor e dentro dela uma lata de bebida (cerveja ou refrigerante), ou seja, nem precisou ser consumida e descartada de forma indevida, bastou existir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. blogueiro, tem algum comentário a respeito do encerramento das atividades da DALCAR e CAUÊ em São Luiz; com seu não proprietário que é proprietário apresentando propostas indecorosas para os funcionários?