7 de abr de 2017

Número de usuários de banda larga no Maranhão tem aumento de 11,9% em 12 meses, segundo a Anatel

GIRO ECONÔMICO

Em fevereiro deste ano, houve um aumento de 2,9 mil novos usuários de banda larga no Maranhão, o que significa uma variação de 1,3% na comparação com janeiro, segundo números divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento mais expressivo, no entanto, foi na contagem dos últimos 12 meses, pois o estado aparece em primeiro lugar, ao lado do Rio Grande do Norte. 

De acordo com a agência, em janeiro havia 219.019 assinantes do serviço no estado e em fevereiro essa clientela aumentou para 221.921. Em janeiro do ano passado, o número de usuários no Maranhão era 198.178, ou seja, 23.743 ingressaram no serviço nos últimos 12 meses, o que significa uma variação positiva de 11,98%. Segundo a Anatel, no Brasil 69,74 mil novos assinantes passaram a contar com o serviço em fevereiro (0,26% na comparação com janeiro) e nos últimos 12 meses, houve um aumento de 1,23 milhão novos clientes (4,81%).

Os maiores crescimentos percentuais, em fevereiro, foram no Espírito Santo (2,11%), Rio Grande do Norte (1,92%) e Piauí (1,71%). As maiores quedas, no Rio de Janeiro (-0,84%), Amazonas (-0,47%) e Rio Grande do Sul (-0,38%).

Codevasf - A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara de Deputados aprovou projeto do senador Roberto Rocha (PSB) que trata da ampliação da área de atuação da Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no Maranhão. Caso a proposta seja aprovada pelo plenário, passam a fazer parte da área de atuação da companhia federal as bacias dos rios Tocantins, Gurupi e toda a Baixada Ocidental Maranhense, onde há um dos maiores projetos de irrigação, a Barragem de Pericumã, em Pinheiro.

Feira da Lua - A Prefeitura de Santa Rita realizou semana passada, a primeira Feira da Lua, voltada para valorização dos artesãos do município, evento coordenado pelas Secretarias de Educação e Relações Institucionais. Segundo o prefeito Hilton Gonçalo, é preciso apoiar o pequeno empreendedor para que haja aumento na geração de renda e de oportunidades de trabalho. A ideia é realizar novas edições sempre na última sexta-feira de cada mês, e assim atrair mais produtores de artesanato para o mercado.

Pátio Norte - Nesta sexta (07), quem anima a praça de alimentação do Pátio Norte Shopping, nas proximidades do Maiobão, é a cantora Luana Junqueira, que tem como repertório o melhor do sertanejo. A programação começa às 20h na praça de alimentação.





Em visita à Câmara Municipal, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, fala das ações e das dificuldades para execução de obras de requalificação do patrimônio histórico de São Luís


Trabalhista - A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) realizou, terça-feira (04), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o projeto Associa Indústria que é apoiado pela da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A capacitação teve o objetivo de informar o conjunto de regras que regem a relação empresa industrial/trabalhador e foi ministrada pela advogada e consultora jurídica Maria Celeste Barroso, que atua na área do Direito Trabalhista e Empresarial.

Consumo - Notícia nada agradável para a classe comercial: Sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que entre dos consumidores que vão realizar compras na Páscoa, 39% planejam diminuir os gastos na comparação com o ano passado, principalmente as mulheres (47%). No total, 57% dos brasileiros vão presentear alguém, 28% estão indecisos e 15% disseram que não realizarão compras.

Nenhum comentário: