1 de abr de 2017

Presidente da Associação Comercial de Imperatriz sai em defesa do projeto que dá 2% para grandes atacadistas

GIRO ECONÔMICO

Veio de Imperatriz a maior manifestação de uma entidade patronal ao projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que institui ICMS diferenciado para as grandes empresas atacadistas: O presidente da Associação Comercial e Industrial, Hélio Araújo, elogiou o Programa de Desenvolvimento dos Centros de Distribuição no Maranhão, pois, segundo ele, vai gerar oportunidades de renda e empregos, beneficiando toda a cadeia de consumo no estado. 

“O estado precisa de novos investimentos, essa legislação não é exclusiva do Maranhão”, defende o líder empresarial, concordando com os argumentos do governador Flávio Dino (PCdoB) de que o objetivo é atrair grandes centros atacadistas, por meio de incentivos fiscais.

O presidente da ACII lembra, ainda, que os esforços para atrair grandes atacadistas não significam que os pequenos e médios não devam ser apoiados, por meio de outras ações.

Ensino - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), está com inscrições abertas para cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade EAD. O acesso pode ser realizado pelo site www.fiema.org.br, clicando no banner na área inferior da página. Também é necessário que o candidato escolha um dos polos - São Luís, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Caxias e Balsas, visto que todos os cursos possuem 20% de carga horária presencial.

Conciliação - Numa promoção da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), com apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM), será realizado, de 03 a 07 de abril, em São Luís, o 7º Mutirão da Conciliação Empresarial. Na oportunidade, serão atendidos empresários que possuam conflitos e buscam uma solução rápida e eficiente.

Feriado - Abril reserva dois fins de semana de feriado prolongado, o que não é bom para o comércio, mas é ótimo para o turismo: dia 17 é Sexta-Feira Santa e na semana seguinte, no mesmo dia da semana, comemora-se Dia de Tiradentes (21).











Responsável pela Educação de Jovens e Adultos do Departamento Nacional do Sesi, Edilene Aguiar; o consultor Genuíno Bordignon; a superintendente regional, Roseli Ramos, e a coordenadora de Educação, Ivaneide Giacomini, no Educação de Jovens e Adultos, realizado em São Luís



Confiança I - O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) medido pela Federação das Indústrias (Fiema) para o mês de março registrou queda na confiança do empresariado maranhense de 8,3, caindo para 49,3 pontos. Houve acentuada diminuição nos indicadores em relação ao mês de fevereiro, principalmente na indústria de extração e transformação, que saiu de 60,8 pontos para 48,8 pontos (queda de 12 pontos). Já na construção civil, o índice variou de 52,5 para 51 pontos.

Confiança II - O Índice de Confiança do Comércio (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 3,1 pontos entre fevereiro e março, ao passar de 82,5 para 85,6 pontos, numa escala de zero a 200. A alta foi provocada por melhoras nas avaliações dos empresários em relação ao futuro, já que o Índice de Expectativas avançou 4,1 pontos, atingindo 95,6 pontos. O quesito que mais avançou foi o otimismo com as vendas nos três meses seguintes, que subiu 5,7 pontos em relação ao mês anterior.

Nenhum comentário: