2 de abr de 2017

Presidente da Fiema questiona ministro Sarney Filho sobre riscos de entraves na zona portuária maranhense

GIRO ECONÔMICO

O presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez, aproveitou a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, no seminário Revitalização dos rios maranhenses, para reiterar o compromisso assumido ano passado, quando se posicionou contrário à criação de reserva extrativista na região de Tauá-Mirim, o que comprometeria toda a Zona Portuária do Itaqui. 

A área pretendida compreende mais de 16 mil hectares e perímetro de 71,21 km prejudicando a expansão do porto maranhense e estabelecendo dificuldades para o desenvolvimento do Maranhão. Segundo Baldez, a criação da reserva está travando a aprovação do Plano Diretor de São Luís, afastando investidores na área da Indústria, paralisando a Construção Civil, inviabilizando a expansão do Porto do Itaqui e, principalmente, inibindo a criação de empregos.

Os governos estadual e municipal já se pronunciaram diversas vezes contrários à criação da referida área, baseados em estudos técnicos que comprovam os prejuízos que a sua instalação causará as atividades econômicas do Maranhão.

Desenvolvimento - Na palestra proferida quinta-feira (30), na Federação das Indústrias, o deputado federal José Reinaldo (PSB) disse que alguns projetos podem alavancar a economia do estado, dentre eles, o programa aeroespacial brasileiro, que inclui a base de Alcântara e o ITA; refinaria de petróleo (pelos iranianos e indianos), Esquadra Naval da Marinha e os terminais portuários de uso privado com a inclusão de São José de Ribamar. Ele defendeu ainda a transformação do Centro Histórico de São Luís numa cidade digital.

Itapecuru - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai disponibilizar sua Carreta-Escola de Moda e Beleza para realização de cursos de cabeleireiro assistente, manicure e pedicure, maquiador e de depilador na cidade de Itapecuru-Mirim. Entendimento neste sentido foi definido pelo diretor regional do órgão, José Ahirton Lopes, e a secretária municipal de Assistência Social do Município, Teresa Lauande. A unidade móvel encontra-se em São Domingos e de lá será deslocada para o próximo destino.

Estacionamento - A prática dos médicos de nunca atenderem por hora marcada, mas ordem de chegada, está pesando no bolso de pacientes que os procuram em hospitais privados, pois quando saem o contador do estacionamento é de matar.







José Ahirton Lopes e a secretária de Assistência Social de Itapecuru-Mirim, Teresa Lauande, acertando detalhes para ida da Carreta-Escola do Senac para o município, onde oferecerá cursos de moda e beleza



São João - O Ministério do Turismo lançou sexta-feira (31) Chamada Pública para selecionar cinco propostas de municípios para divulgar seus festejos juninos e participar de ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização do Ministério do Turismo e Embratur. Entre as ações destacam-se presstrips (visitas de jornalistas e influenciadores digitais), encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais, divulgação dos destinos e cobertura jornalística. 

Aprendizagem - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) encerrou, quarta-feira passada, em São José de Ribamar, a segunda etapa da parceria com a empresa Santa Izabel (Frango Americano) com a entrega de certificados a 17 participantes do curso de Auxiliar Administrativo e Avicultura de Corte. A iniciativa faz parte do programa de Aprendizagem Rural voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos visando a prepará-los para o mercado de trabalho e melhorar a atividade das empresas.

Nenhum comentário: