19 de abr de 2017

Proposta para exploração dos Lençóis Maranhenses pela iniciativa privada é apresentada na Associação Comercial

GIRO ECONÔMICO

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apresenta nesta quarta-feira (19) à noite, na Associação Comercial do Maranhão, o Programa de Turismo nos Parques: Oportunidades x Sustentabilidade, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), que contemplará 25 parques com investimentos e melhorias para exploração turística. 

Segundo dados do Programa, foram selecionados seis que podem alcançar resultados a curto prazo com autorização de exploração de serviços pela iniciativa privada: Aparados da Serra (RS/SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA), Jaú (AM), Serra dos Órgãos (RJ), Serra da Capivara (PI).

Para a vice-presidente para Assuntos do Turismo da ACM, Renata Costa, esta será uma oportunidade para que a sociedade tenha informações sobre a criação de uma infraestrutura favorável ao Turismo na região de Barreirinhas. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Cana - A produção de cana-de-açúcar no Maranhão em 2017 terá um aumento de 13,9% na comparação com a de 2016, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a estatal, serão 2,097 milhões de toneladas este ano contra 1,842 milhão da safra passada. O aumento se dá apesar da diminuição da área plantada, que caiu de 39,4 mil hectares para 38,9 mil (-1,2%), mas a produtividade aumentou de 46,7 mil quilos por hectare para 53,8 mil (15,3%).

Portos - Com um movimento de 24,08 milhões de toneladas, em janeiro e fevereiro, o Porto da Ponta da Madeira, pertencente à Vale, lidera o ranking do movimento de cargas divulgado pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), respondendo com 33,1% das 72,518 milhões embarcadas e desembarcadas no bimestre em todos os portos nacionais. Em seguida aparecem Tubarão (ES), com 24,3%; Santos (SP), com 19,3%; São Sebastião (SC), com 12,6%; e Itaguaí (RJ), com 10,8%.

Prorrogação - Atendendo apelo da classe empresarial, a Prefeitura Municipal prorrogou até 31 de maio o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís (Refaz), que dá desconto no pagamento de tributos; ISS, IPTU, ITBI etc. 





O ministro Sarney Filho, no registro com lideranças políticas maranhenses reunidas em Brasília, apresenta na Associação Comercial programa de estímulo ao turismo em parques nacionais com exploração da iniciativa privada



Global - O Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi) estima que cerca de 3,2 mil voluntários e mais de 160 instituições parceiras estarão engajados na Ação Global deste ano, que será realizada dia 27 de maio, com a previsão de gerar 130 mil atendimentos com serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esporte e lazer. O evento é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sesi Nacional em parceria com a Rede Globo e suas filiadas nos estados.

Circo - Com patrocínio pela Akzonobel, será apresentado dia 28, em Imperatriz e Açailândia, o espetáculo circense "Que bom que você veio", dirigido por Herman Gene (Espanha) e encenado pela atriz Rose Battistella. Patrocinada através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, o projeto será apresentado em seis estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, circulando por 52 cidades no total. Após as apresentações na região tocantina, o espetáculo segue para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: